Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

UNICEF Brasil lança campanha de ajuda emergencial às crianças da Síria

Organização está mobilizando a sociedade para garantir ajuda para mais de três milhões de crianças e adolescentes afetados pela crise naquele país

Brasília, 11 de setembro de 2013 – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Brasil lançou hoje uma campanha especial e extraordinária de arrecadação de recursos para ajudar no apoio humanitário às crianças e suas famílias atingidas pelos conflitos na Síria.

Mais de três milhões de crianças estão vivendo, neste momento, uma situação terrível causada pelo conflito armado naquele país e que resulta em extrema pobreza, excessivos deslocamentos da população e exposição direta à linha de fogo.

Mais de um milhão de crianças refugiadas

A guerra civil na Síria está em seu terceiro ano e o número de crianças forçadas a fugir de sua terra natal como refugiados já atingiu um milhão. São crianças que estão sofrendo com as perdas materiais e pessoais, com a fome, o desespero e muitas outras situações de privação de seus direitos e risco de vida.

Por trás de cada número, está o rosto de uma criança

"Estes um milhão de crianças refugiadas não são apenas mais um número", disse o diretor executivo do UNICEF, Anthony Lake. "Cada uma delas é uma criança real, retirada de seu lar, talvez até de sua família, e que está enfrentando horrores que nós não podemos compreender plenamente. Todos nós devemos compartilhar essa vergonha", disse Lake, "porque, ainda que estejamos trabalhando para aliviar o sofrimento das pessoas afetadas por esta crise, a comunidade global falhou em sua responsabilidade para com essa criança. Devemos parar e nos perguntar como, em sã consciência, se pode continuar a falhar com as crianças da Síria".

O UNICEF atua na região com outras agências e parceiros para que sejam garantidos os cuidados de saúde, abrigamento e outras necessidades fundamentais para as pessoas afetadas.

Por que o UNICEF precisa de apoio

Por exemplo, mais de 1,3 milhão de crianças em campos de refugiados e comunidades de acolhimento em países vizinhos foram vacinadas contra o sarampo este ano com o apoio do UNICEF e seus parceiros. Quase 167 mil crianças refugiadas receberam assistência psicossocial; mais de 118 mil crianças foram capazes de manter sua educação dentro e fora das escolas formais; e, ainda, mais de 222 mil pessoas foram beneficiadas com abastecimento de água.

Essa é apenas parte das necessidades. O UNICEF e seus parceiros ainda procuram dar apoio psicológico devido ao estresse e trauma vividos pelas crianças e chamam a atenção para as ameaças de trabalho infantil, do casamento entre crianças e do potencial de exploração e tráfico sexual sofrido pelos refugiados.

O UNICEF acredita que a solidariedade dos brasileiros representará uma importante contribuição para levar apoio àquelas crianças. Até o momento, a crise na Síria só conta com 38% dos US$ 3 bilhões necessários para atender às necessidades dos refugiados até dezembro de 2013.

Como ajudar

Para fazer a doação, basta acessar o nosso site seguro, ligar gratuitamente para 0800-605-2020 (horário comercial) ou fazer um depósito/transferência bancária para o Banco Bradesco, agência 3416-9, conta corrente nº. 142.700-8.

Empresas que desejarem ajudar com divulgação entre seus clientes e consumidores podem fazer contato para parcerias especiais.

O UNICEF reconhece que a doação de recursos servirá para ajudar a aliviar o sofrimento das crianças e suas famílias, mas isso é apenas parte do que precisa ser feito pela Síria. Enquanto são empreendidos esforços intensos para encontrar uma solução política para a crise no país, as partes em conflito devem parar de alvejar civis e cessar o recrutamento de crianças.

Aproveitamos para esclarecer que o UNICEF no Brasil não está aceitando doações de itens em espécie, como roupas, brinquedos, alimentos, etc. Toda ajuda humanitária está sendo direcionada para o comitê logístico do UNICEF internacional, que está provendo os materiais localmente ou de países próximos a fim de se evitar gastos desnecessários com frete e transporte.

Mais informações:
Regina Gerbi
Mobilização de Recursos e Parcerias do UNICEF no Brasil
Doações Individuais
Telefone: (61) 3035 1903
E-mail: rgerbi@unicef.org

Camila Carvalho
Mobilização de Recursos e Parcerias do UNICEF no Brasil
Doações de Empresas
Telefone: (61) 3035 1967
E-mail: ccarvalho@unicef.org

 

 
unite for children