Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Mais de 100 adolescentes de 30 municípios baianos se reúnem para discutir melhorias para o Semiárido

Encontro acontece em Paulo Afonso (BA) de 13 a 15 de setembro

Salvador, 9 de setembro de 2013 – Cerca de 110 jovens, 40 educadores e 20 técnicos das áreas de Assistência Social, Saúde e Educação de 30 municípios do Semiárido baiano estarão reunidos em Paulo Afonso (BA), entre os dias 13 e 15 de setembro, para o III Encontro Baiano A Voz dos Adolescentes do Semiárido. A abertura será no Memorial da Chesf, dia 13, às 19h30, e as oficinas e palestras no Centro Educacional de Paulo Afonso (Cempa). O evento é promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF e pelo Comitê Gestor Estadual do Pacto Nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido, coordenado pela Secretaria para Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia (Serinter).

Durante o encontro, os participantes vão identificar as necessidades específicas dos adolescentes e jovens que vivem no Semiárido, estabelecer mecanismos de intercâmbio de experiências entre adolescentes e educadores e discutir as políticas públicas infanto-juvenis, executadas pelos órgãos da administração pública nas esferas federal, estadual e municipal. Ao final, os jovens vão elaborar uma agenda de trabalho para ser executada em cada município até dezembro de 2014. Com essa agenda, os jovens pretendem sensibilizar os gestores públicos para que priorizem ações que beneficiem crianças e adolescentes nos municípios do Semiárido baiano.

O encontro vai reunir adolescentes da rede pública de educação, com idades entre 15 e 18 anos, que tenham participação ativa em projetos sociais. Neste ano, participam moradores dos municípios de Abaré, Glória, Macururé, Rodelas, Paulo Afonso, Andorinha, Antonio Gonçalves, Campo Formoso, Ponto Novo, Pindobaçu, Senhor do Bonfim, Tucano, Itiúba, Santa Bárbara, Monte Santo, Olindina, Inhambupe, Alagoinhas, Saúde, Caldeirão Grande, Filadélfia, Jaguarari, Sátiro Dias, Uauá, Canudos, Araci, Barrocas, Serrinha e Teofilândia.

A programação inclui oficinas simultâneas para adolescentes e educadores, exibição de filmes, debates e atividades esportivas. Também serão realizadas oficinas de comunicação conduzidas pelo Jornal A Tarde e pela Agência Mandacaru de Comunicação e Cultura. A programação inclui, ainda, uma visita ao Complexo Hidrelétrico da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).

Parceiros – O III Encontro conta com o apoio das Secretarias de Saúde (Sesab), Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Trabalho, Emprego Renda e Esporte (Setre), Cultura (Secult), Educação (SEC) e Relações Institucionais (Serin). Também são parceiros da iniciativa a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Complexo Hidrelétrico da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Grupo A Tarde, Movimento de Organização Comunitária (MOC), Agência Mandacaru de Comunicação, Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (Iidac), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Ceca), Conselho Estadual da Juventude (Cejuve), Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (Fetipa-BA), Prefeitura de Paulo Afonso, Conselho Regional da Juventude e Participação Social (CRJPS) e o Instituto Fazer Acontecer (IFA).

Serviço
O quê
: III Encontro Baiano A Voz dos Adolescentes do Semiárido
Quando: De 13 a 15 de setembro de 2013 (veja programação em anexo)
Onde: Abertura no Memorial da Chesf, dia 13, às 19h30, município de Paulo Afonso (BA). Oficinas e palestras no Centro Educacional de Paulo Afonso (Cempa) dias 14 a 15.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação do UNICEF
Gabriela Mora
Telefone: (71) 3183 5701 ou 9199 0913
E-mail: gmora@unicef.org

 

 
unite for children