Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Seminário Nacional Paternidade e Cuidado na Rede SUS discute a participação dos homens durante pré-natal, parto e puerpério

Rio de Janeiro, 19 de agosto de 2013 – A cidade do Rio de Janeiro sediará, de 21 a 23 de agosto de 2013, o I Seminário Nacional Paternidade e Cuidado na Rede SUS. O evento, promovido pela Área Técnica da Saúde do Homem do Ministério da Saúde – responsável pela condução da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem –, será realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, o Comitê Vida, o Instituto Papai e o Instituto Promundo. A iniciativa tem o apoio do UNICEF, da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

O objetivo geral dessa iniciativa é debater, na esfera nacional dos serviços de saúde, o campo das práticas e relações de cuidado envolvendo homens, mulheres e crianças, a partir da perspectiva relacional de gênero e da diversidade dos modelos atuais de configuração familiar.

Para isso, as atividades do Seminário estarão vinculadas a uma estratégia central denominada "Pré-natal do Parceiro", que consiste no planejamento de ações voltadas para a inserção do parceiro/acompanhante nas rotinas dos serviços de pré-natal, parto e puerpério ofertados nas linhas de cuidado preconizadas pela Rede de Atenção à Saúde, do Sistema Único de Saúde.

Ao participar do nascimento do(a) filho(a), o homem pode garantir melhor atendimento para a sua parceira, diminuir a duração do trabalho de parto e a ocorrência de depressão pós-parto, entre outros benefícios. Essa participação ativa também pode trazer mudanças positivas para os homens nos seus mais diversos contextos socioculturais.

Com a paternidade, novas responsabilidades e, consequentemente, novas dúvidas e questionamentos aparecem. Nesse cenário, os desafios que se apresentam para a socialização e educação dos(as) filhos(as) a partir de uma perspectiva equitativa de gênero podem se configurar como momentos transformadores para esses homens, assim como um caminho para a construção de vínculos afetivos saudáveis.

O Seminário estará dividido em seis painéis, que debaterão os seguintes temas:

  • Paternidade e Políticas de Saúde 
  • Por que envolver os homens nas ações de cuidado? 
  • Paternidade nas famílias 
  • As diferentes formas de ser pai 
  • Movimento pela valorização da paternidade 
  • Boas práticas em paternidade e cuidado

Os participantes poderão, ainda, inscrever-se em quatro oficinas de trabalho:

  • Grupo de homens: como trabalhar? 
  • Participação do pai e humanização do nascimento 
  • Violência e relações familiares 
  • Valorização da paternidade e Unidade de Saúde Parceira do Pai

Os grupos de discussão e as mesas redondas serão conduzidos por gestores, profissionais de saúde, pesquisadores e ativistas da sociedade civil organizada.

A proposta é delinear essa estratégia, definir ações e implementá-las a partir de três vértices de trabalho: educação em saúde com grupos de homens; com a comunidade e com os profissionais nos serviços de saúde dos Estados das cinco regiões brasileiras.

O evento também será uma oportunidade para apresentação de experiências do Sistema Único de Saúde (SUS) no contexto da valorização da paternidade. Entre elas, estão as Unidades de Saúde Parceiras do Pai, certificadas em 2012.

A mostra cultural ficará por conta do RAP da Saúde e das exposições fotográficas "Você é meu pai", do Instituto Promundo, e "Um mundo de pais", de José Inácio Parente.

Lembramos também que o Seminário terá transmissão ao vivo. Os interessados poderão acompanhar o evento pela internet, a partir das 9h, do dia 21 de agosto, por meio do link: www.saude.gov.br/emtemporeal.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação do UNICEF
Estela Caparelli
Telefone: (61) 3035 1963
E-mail: mecaparelli@unicef.org

Santa Fé Ideias
Dihego Luk
Telefones: (61) 3225 7065 e (61) 8216 0550
E-mail: dihego@santafeideias.com.br

 

 
unite for children