Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

UNICEF e Sport Club do Recife juntos contra o racismo

Recife, 19 de agosto de 2013 – O Sport Club do Recife, representado pelo programa Club Leão Solidário (CLS), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), realizará amanhã, dia 20 de agosto, ação em sintonia com a campanha nacional sobre o impacto do racismo na infância, cujo slogan é: Por uma infância sem racismo. A ação acontecerá na partida entre Sport x Náutico, pela Copa Sul-Americana, na Ilha do Retiro.

A ação – Na partida entre Sport x Náutico, um clássico do futebol local e nacional, o Club Leão Solidário terá uma ação voltada para a questão dos impactos do racismo na infância. Tópico já levantado pelo UNICEF. Por isso, essa ação conjunta entre CLS e UNICEF ocorrerá a fim de sensibilizar sobre o tema, jogadores, torcedores e todos os admiradores do futebol e do clube. Antes da partida, crianças entrarão em campo com os jogadores e será exibido o vídeo do UNICEF criado para a campanha, além da distribuição de mensagens sobre 10 Maneiras de contribuir para Uma Infância sem Racismo.

Para o UNICEF, a discriminação racial não apenas persiste no cotidiano das crianças no Brasil, como também se reflete nos números da desigualdade entre crianças negras, indígenas e brancos. Com a campanha, o UNICEF quer fazer um alerta sobre a necessidade da quebra do círculo vicioso do racismo para, dessa forma, estimular a criação e o fortalecimento de políticas públicas voltadas para a promoção e a garantia dos direitos das crianças e desses adolescentes mais vulneráveis e que vivem diariamente os impactos do racismo em suas vidas.

A campanha, lançada em 2010 como parte da celebração dos 60 anos de atuação do UNICEF no Brasil, tem como objetivo mobilizar a sociedade brasileira para a necessidade de assegurar a equidade e a igualdade étnica e racial desde a infância. Para o UNICEF, o combate ao racismo implica valorizar as diferenças, promovendo a igualdade de tratamento e oportunidades para cada menina e menino no Brasil, o que ainda representa um grande desafio para o País. Assim busca-se contribuir com o debate nacional sobre direitos da infância e adolescência, envolvendo cada segmento da sociedade no esforço do combate ao racismo a partir do reconhecimento de sua existência e agora, contando com a força e a paixão do futebol nessa partida do Leão contra o Náutico.

Club Leão Solidário  O Club Leão Solidário é um programa que reúne diversas ações de responsabilidade social voltadas para variados âmbitos, tais como: crianças em situação de risco social, com problemas de saúde, educação, meio ambiente, mulheres, doação de sangue, animais e outras áreas em desenvolvimento no CLS. O setor de responsabilidade social do Sport Club do Recife enxerga na criação do Club Leão Solidário uma maneira de agir como instituição que alcança um grande número de pessoas na sociedade, agrega valores importantes e dispõe da oportunidade de usar o esporte como viabilizador dessas atitudes.

UNICEF no Brasil – O UNICEF tem como missão colaborar com os governos dos países para que assegurem direitos iguais para cada criança e cada adolescente e considera que promover a equidade racial é de extrema importância para o desenvolvimento social e econômico das nações. Enfrentar o racismo e promover a diversidade é papel dos governos e de cada cidadão.

Nessas seis últimas décadas, o UNICEF tem participado de importantes conquistas, como a erradicação da pólio, a redução da mortalidade infantil, a distribuição da merenda escolar e a ampliação da obrigatoriedade do ensino dos 4 aos 17 anos.

O UNICEF é movido pelo compromisso e pela determinação de ajudar a construir um mundo onde os direitos de cada criança são cumpridos, respeitados e protegidos. No Brasil e em outros 190 países, esse trabalho é realizado em parceria com governos e sociedade. Por meio da união de forças, o UNICEF acredita que será possível superar as disparidades que ainda impedem a sobrevivência e o desenvolvimento de milhões de meninas e meninos em todo o mundo.

Mais informações
Marcela Tenório
Diretora de Responsabilidade Social do Sport Club do Recife
E-mail: marcelatenorio@sportrecife.com.br
Telefone: (81) 9197-2829

Álvaro Claudino
Assessoria de Imprensa do Sport Club do Recife
E-mail: alvaroclaudino@hotmail.com
Telefone: (81) 9156-9670 

Carolina Fonsêca (estagiária)
E-mail: fonseca_carolina@hotmail.com
Telefone: (81) 9516-6700

Alexandre Amorim
Assessoria de Comunicação do UNICEF
E-mail: aamorim@unicef.org
Telefone: (61) 8166-1636

Immaculada Prieto
Assessoria de Comunicação do UNICEF
E-mail: ipreto@unicef.org
Telefone: (21) 8237-0856 

 

 
unite for children