Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

UNICEF, SESAI e BEMFAM realizam oficinas para equipes de saúde indígena

O objetivo é fortalecer o Sisvan, incorporando-o às rotinas de atendimento da atenção básica à saúde

Belém, 16 de julho de 2013 – O UNICEF, em parceria com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), do Ministério da Saúde, e BEMFAM, realiza no Tocantins, entre os dias 17 e 19 de julho, a Oficina de Fortalecimento do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) Indígena. O evento tem por objetivo desenvolver capacidades dos profissionais das equipes multidisciplinares de saúde indígena para melhoria do atendimento às crianças indígenas do Distrito Sanitário Especial Indígena do Tocantins (DSEITO).

O que se busca com essas oficinas é incorporar o Sistema às rotinas de atendimento da atenção básica à saúde. O Sisvan é uma ferramenta capaz de produzir informações de grande importância para a qualidade de vida das crianças e famílias brasileiras, como disponibilidade de alimentos, aspectos qualitativos e quantitativos da dieta consumida; práticas de alimentação e perfil da dieta complementar pós-desmame; e identificação da prevalência da desnutrição energético-proteica, entre outros fatores relacionados às enfermidades crônicas e transmissíveis.

O acompanhamento do estado nutricional de cada criança é fundamental para detectar uma situação de risco, apontando para o desenvolvimento de ações que possibilitem a prevenção de seus efeitos e a garantia de reversão ao quadro de normalidade.

A realização dessas oficinas é parte das ações do UNICEF na garantia e promoção dos direitos de cada criança e cada adolescente da Amazônia. A ênfase no que se refere ao fortalecimento do Sisvan na região é no trabalho com as populações indígenas.

Os indicadores de saúde indígena revelam que é grande a vulnerabilidade de suas crianças, exigindo que seja dada prioridade para capacitar e qualificar as equipes de saúde que atuam com esses grupos.

Sobre o DSEI Tocantins
O DSEI Tocantins faz o atendimento dos 9.704 indígenas, de 19 etnias, que habitam o Estado. No Tocantins, as etnias mais populosas são a Xerente, Kraho, Javaé, Karajá e Apinaye.

Serviço
O quê: Oficina de Fortalecimento do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) Indígena
Quando: 17 a 19 de julho, das 8h às 18h
Onde: Auditório do DSEI Tocantins, Quadra 103 Sul, Avenida LO 1, Lote 82, Palmas, Tocantins

Mais informações
Ida Pietricovsky Oliveira
Assessora de Comunicação do UNICEF
Telefone: (91) 8128 9022

 

 
unite for children