Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Instituto Formação, com apoio do UNICEF, lança publicação Esportes Educativos para a Cidadania e o Desenvolvimento Social

São Luís/Brasília, 10 de junho de 2013 – Durante o II Encontro Brasileiro em Esportes Educativos, realizado em maio em São Luís (MA), foi lançada a publicação Esportes Educativos para a Cidadania e o Desenvolvimento Social: Formando Crianças, Adolescentes e Jovens em Esportes Educativos com Práticas Mistas e Inclusivas. A publicação oferece uma perspectiva prática para a metodologia de três tempos, elaborada a partir das experiências do Projeto Escola de Mediação, implementado pelo Instituto Formação, em parceria com o UNICEF, e apoiado pela Samsung. O objetivo da publicação é contribuir para a formação de adolescentes e jovens mediadores subsidiando-os nas metodologias apresentadas.

“O futebol foi a primeira experiência desenvolvida em três tempos pelo Instituto Formação, a partir de intercâmbios realizados com a rede sul-americana de futebol de rua e a Streetfootballwolrd (organização não governamental que atua na área de projetos sociais esportivos). Desde 2009, passamos a adaptar a metodologia para outros esportes. Daí surge o Projeto Escola em Mediação, parceria com o UNICEF, que é desenvolvido no Maranhão e em outros quatro Estados do Nordeste brasileiro, que adota a figura do mediador, já existente na prática de futebol de rua, para os esportes olímpicos", explica o diretor executivo do Instituto Formação, Fábio Cabral.

A ideia é que essa publicação didática contribua com o trabalho de adolescentes e jovens mediadores que mobilizam crianças, adolescentes e jovens para atividades de esportes educativos. Também pode ser um material a ser acrescido ao acervo utilizado por professores que trabalham com educação física escolar, numa perspectiva de esportes educacionais. É uma boa referência para quem deseja adaptar modalidades diversas dos esportes olímpicos e do futebol agregando outros conteúdos transversais às práticas que já realiza.

A cartilha está disponível para download na nossa biblioteca.

 

 
unite for children