Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Jornada pelo Esporte Inclusivo é realizada em Manaus

Objetivo do evento organizado pela Rejupe é promover a inclusão social por meio das práticas esportivas

Manaus, 6 de junho de 2013 – A Rede de Adolescentes e Jovens pelo Direito ao Esporte Seguro e Inclusivo do Amazonas (Rejupe/AM) realizará no próximo domingo, dia 9 de junho, a partir das 8h, a 1ª Jornada de Esporte Seguro e Inclusivo para Tod@s. O evento acontecerá no Parque Municipal Ponte dos Bilhares em Manaus. 

O objetivo do evento é promover a inclusão social por meio do esporte, oferecendo para crianças, adolescentes e jovens atividades esportivas como futebol de rua, vôlei, basquete e tênis. 

A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (SEJEL), da Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e Juventude de Manaus (SEMDEJ), da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SEMASDH), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e do Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (IIDAC). 

"Entendemos o esporte como um direito de todas as crianças e adolescentes, assegurado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Essa atividade pretende dar ênfase à disseminação desse direito para que ele possa tornar-se realidade em todas as cidades e municípios do País, especialmente nas periferias, onde os espaços, equipamentos e oportunidades para a prática esportiva segura e inclusiva são mais escassos", afirma Sebastian Roa, representante da Rejupe/AM e organizador do evento. 

Estarão presentes na abertura Alessandra Campelo, secretária da SEJEL; Fabricio Lima, secretário da SEMDEJ, e Unai Sacona, coordenador do UNICEF para a Amazônia Legal. Após a cerimônia, serão iniciadas as atividades esportivas. 

"O UNICEF apoiou a criação da Rejupe por acreditar no potencial de crianças, adolescentes e jovens como protagonistas e disseminadores do esporte como direito. Neste momento em que o País vivencia a oportunidade de sediar megaeventos esportivos, precisamos fortalecer a inclusão de crianças, adolescentes e jovens nas discussões sobre o legado que ficará para o Brasil após esses eventos e pensar no esporte para além das práticas competitivas, entendendo-o também como estratégia de inclusão social e promoção de outros direitos", diz o chefe da Plataforma Amazônia do UNICEF, Unai Sacona. 

A Rejupe foi criada em abril de 2011 em um encontro nacional dos adolescentes realizado pelo UNICEF no Rio de Janeiro. Desde então, já foram realizados vários encontros nas 12 cidades que serão sede da Copa do Mundo de 2014. Em cada um desses eventos, os adolescentes e jovens da rede elaboraram um plano de ação local de promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes no esporte e por meio do esporte. A Amazônia Legal brasileira conta com duas cidades-sede: Cuiabá (MT) e Manaus (AM). O evento de Manaus faz parte desse plano de ação local. 

O objetivo da rede é promover a integração e a participação qualificada de adolescentes das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 em espaços de discussão de políticas públicas de esporte seguro e inclusivo para crianças e adolescentes brasileiros. O UNICEF entende que é fundamental garantir que jovens lideranças contribuam para a construção de um legado social positivo dos megaeventos esportivos que serão realizados no País. 

Serviço
O quê: 1ª Jornada de Esporte Seguro e Inclusivo para Tod@s
Quando: Domingo 9 de junho de 2013, a partir das 8h
Onde: Parque Municipal Ponte dos Bilhares, Av. Constantino Nery, S/N. Manaus (AM)

Mais informações
Ida Pietricovsky Oliveira
Telefone: (91) 3073-5700
E-mail: ipoliveira@unicef.org

 

 
unite for children