Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Metodologias do esporte educativo e inclusivo são discutidas em São Luís (MA)

II Encontro Brasileiro de Mediação em Esportes Educativos será realizado, de 15 a 17 de maio, pelo Instituto Formação, Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) e Streetfootballworld

São Luís, 13 de maio de 2013 – Organizações brasileiras e internacionais que desenvolvem experiências de esporte educativo e inclusivo se reúnem para participar do II Encontro Brasileiro de Mediação em Esportes Educativos, em São Luís (MA), de 15 a 17 de maio. Com objetivo de discutir o esporte como direito e ferramenta para o desenvolvimento humano e social, o evento é uma realização do Instituto Formação, do Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) e da Streetfootballworld, com apoio da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), GIZ, Samsung e Ministério do Esporte.

Com a aproximação da Copa do Mundo e das Olimpíadas e Paralimpíadas, que serão realizadas no Brasil a partir do próximo ano, ganha força o debate sobre o legado dos megaeventos esportivos. Para além da construção de modernas arenas esportivas e dos investimentos na infraestrutura para mobilidade urbana nas cidades-sede, a proposta é discutir o legado social que será deixado para o País, estimulando reflexões sobre o papel dos megaeventos para a proteção da infância e da adolescência e a garantia universal do direito ao esporte.

No evento, serão apresentadas metodologias desenvolvidas em diferentes cidades do Brasil e de outros países em busca da prática do esporte seguro e inclusivo como direito de todas as crianças e adolescentes. As pessoas presentes serão convidadas a participar de jogos que utilizam as novas metodologias. Entre elas, será compartilhada a metodologia dos jogos em três tempos, tema da publicação "Esportes Educativos – para a cidadania e o desenvolvimento social" a ser lançada durante o encontro pelo Instituto Formação, com apoio do UNICEF e Samsung.

Está confirmada a participação das seguintes organizações no evento: ACM (RS); Beira da Linha (PB); Bola Pra Frente (RJ); Eprocad (SP); Fundação Gol de Letra (SP); Associação Estrela Sports (RJ); Projeto Karanba (RJ); Love.fútbol Brasil (PE); Instituto Companheiros das Américas (ICA); Esporte Clube 2014; Instituto Promundo; Kickfair (Alemanha); Fútbol – Chile; GIZ – Alemanha; Instituto Elo Amigo (CE); Instituto Fazer Acontecer (BA); Instituto Flora Vida (PI); Ministério do Esporte; Rede Latino Americana de Futebol de Rua – Peru; Rejupe; Serta (PE); Streetfootballworld – Alemanha e Brasil; UNICEF; Universidade do Futebol.

Destaques da programação
A abertura do encontro será nesta quarta-feira, dia 15 de maio, com a mesa "O direito ao esporte seguro e inclusivo e o legado social dos megaeventos esportivos no Brasil", que terá a participação de representantes das instituições realizadoras do evento, do Ministério do Esporte e de redes de organizações juvenis. Ainda pela manhã uma ciranda de vozes com representantes de organizações brasileiras e da Alemanha discutirá o tema "Esportes Educativos para o desenvolvimento Humano e Social: reverberando nossas ações".

A programação segue no início da tarde com a palestra de Rodrigo Mendes, presidente do Instituto que leva o seu nome, e de Ana Paula Soares, Diretora da Special Olympics Brasil, sobre o tema "Uma escola para todos: a inclusão de crianças e adolescentes com deficiências nas escolas através do esporte".

À tarde, haverá divisão de grupos temáticos para debater a "Emancipação, cidadania e proteção de crianças, adolescentes e jovens pelos esportes". Um desses grupos vai reunir organizações não governamentais brasileiras que vêm discutindo a criação de uma Rede de Futebol de Rua no País.

Um circuito demonstrativo de atletismo em três tempos, organizado pela Incubadora de Esportes Educativos do Instituto Formação, fechará a programação do primeiro dia. O circuito será uma demonstração de uma das atividades desenvolvidas pelo Projeto Escola de Mediação.

O segundo dia será dedicado à prática de festivais de futebol e handebol de rua, baseada na metodologia dos três tempos. Os participantes serão convidados a fazer parte dos jogos utilizando a metodologia, que é desenvolvida por um conjunto de organizações no mundo inteiro. Também será realizada uma Caravana de Futebol de Rua com crianças atendidas pela UFMA (Departamento de Educação Física), em projetos sociais na área de esportes.

Á noite, como parte da programação cultural do encontro, será lançado o livro "Futebol Arte – do Oiapoque ao Chuí" do fotógrafo Caio Vilela, que apresenta uma série de fotos registradas de norte a sul do País com a temática do futebol.

O último dia de programação abordará a inclusão de crianças e adolescentes a partir da experiência do Projeto Escola de Mediação, parceria entre o Instituto Formação e o UNICEF, abrindo para a troca de experiências entre organizações de outros países que também desenvolvem projetos de esporte educativo. Ainda pela manhã, será lançada a publicação "Esportes Educativos – para a cidadania e o desenvolvimento social" sobre mediação em esportes educativos e a metodologia dos jogos em três tempos, produzida pelo Instituto Formação, com apoio do UNICEF e Samsung.

Serviço
O quê: II Encontro Brasileiro de Mediação em Esportes Educativos
Quando: De 15 a 17 de maio de 2013
Onde: Auditório do Hotel Brisa Mar, quadras esportivas na Lagoa da Jansen e campus universitário da UFMA, São Luís, MA.

Mais informações: http://escolademediacao.wordpress.com

Contato para a imprensa:
Fábio Cabral (Instituto Formação)
Telefone: (98) 3301 3882
E-mail: fabioascabral@yahoo.com.br

Immaculada Prieto (UNICEF)
Telefone: (21) 8237 0856
E-mail: iprieto@unicef.org

 

 
unite for children