Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Organizações cariocas elaboram propostas dirigidas à primeira infância

© UNICEF/BRZ/Immaculada Prieto

Rio de Janeiro, 17 de abril de 2013 – Ações prioritárias para a garantia dos direitos das crianças nos seus primeiros anos de vida são sugeridas por organizações da sociedade civil ao Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes do Rio de Janeiro. Discutidas ao longo dos últimos oito meses por diferentes organizações cariocas, as propostas foram organizadas em um documento apresentado no último dia 9 de abril à presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes do Rio de Janeiro, Miná Taam, no escritório do UNICEF, no Rio de Janeiro.

Com o título de "Primeira Infância – Prioridades do Município do Rio de Janeiro – Contribuições para elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância", o documento propõe ações dirigidas a crianças de até 6 anos nas áreas da saúde, educação infantil, cultura, esporte, lazer, espaço urbano e prevenção de violências. Participaram de sua elaboração as seguintes organizações integrantes da Rede Nacional Primeira Infância: Casa da Árvore; Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip); Centro de Estudos Integrados, Infância, Adolescência e Saúde (Ceiias); Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (Ciespi), em convênio com a PUC-Rio; Estratégia Brasileirinhos e Brasileirinhas Saudáveis (EBBS); Fundação Xuxa Meneghel; Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF); Instituto Promundo e Instituto C&A.

"Queremos contribuir com propostas para avançar na elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância em nosso município", destacou Irene Rizzini, diretora-presidente do Ciespi, uma das organizações participantes da articulação. Os próximos passos, segundo a conselheira Miná Taam, serão definidos na reunião do CMDCA, já no mês de junho.

"É essencial que todos atuemos juntos para garantir os direitos das crianças de forma plena e integral" completou Luciana Phebo, coordenadora do escritório do UNICEF no Rio de Janeiro, lembrando que no segundo semestre será realizada a 3ª Semana do Bebê no Rio de Janeiro. "Será uma boa oportunidade para mobilizarmos as diferentes secretarias municipais, conselheiros, organizações sociais, comunitárias, além de as próprias mães e famílias em prol da primeira infância."

Link para download
O documento "Primeira Infância – Prioridades do Município do Rio de Janeiro – Contribuições para elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância " está acessível no site www.ciespi.org.br

Mais informações
Immaculada Prieto
Assessora de Comunicação do UNICEF
Telefone: (21) 3147 5706
E-mail: iprieto@unicef.org

 

 
unite for children