Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Projeto discute legado social e esportivo da Copa do Mundo em São Paulo

Iniciativa, que tem o apoio do UNICEF, quer dobrar número de esportistas no País e universalizar acesso à educação física

São Paulo, 8 de abril de 2013 – Acontece nesta quarta-feira, 10 de abril, o lançamento oficial do projeto Cidades da Copa em São Paulo. Idealizada pelo Instituto Esporte & Educação (IEE), a iniciativa conta com o apoio do UNICEF para mobilizar governos e sociedade civil das 12 cidades-sede da Copa Mundo de 2014 pelo planejamento de ações para a construção e garantia do legado social e esportivo do megaevento.

O lançamento em São Paulo é aberto ao público. Já estão confirmadas as presenças do secretário municipal de Esportes, Celso Jatene; do chefe de gabinete da vice-prefeitura de São Paulo e representante do SPCOPA, Osvaldo Napoleão; acadêmicos; atletas como Ana Moser, Magic Paula, Raí e Hortência; entre outros.

A cerimônia de lançamento será seguida de debates na tarde do dia 10 e em todo o dia 11 de abril, quando serão discutidas as dimensões sociais do esporte e organizado um cronograma para elaboração de um plano de ação. Nas etapas seguintes, será avaliada a situação da cidade em relação a temas como estrutura física voltada para a prática esportiva, incentivos governamentais, educação física nas escolas, formação de professores e ações já desenvolvidas para a garantia do direito ao esporte.

O projeto Cidades da Copa em São Paulo tem ainda o apoio da Secretaria Municipal de Esporte, da Rede Esporte pela Mudança Social (REMS), do SESC e da Atletas pela Cidadania. A iniciativa mobilizará as Secretarias de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, o SESC, o SESI, universidades, ONGs e federações esportivas.

Iniciativa nacional – Além de São Paulo, o projeto é realizado em Curitiba, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre e no Rio de Janeiro. As outras cidades-sede da Copa devem ser incluídas no segundo ano do projeto. Nos 12 municípios, a sociedade civil participará de discussões para a formulação de ações voltadas para a educação, o desenvolvimento humano, a justiça e a inclusão social. A proposta é contribuir para o reconhecimento do esporte como direito, para dobrar o número de esportistas no País e universalizar o acesso às práticas de educação física escolar até 2016, ano em que serão realizadas as Olimpíadas no Rio de Janeiro.

O projeto também conta com a participação dos adolescentes da Rede de Adolescentes e Jovens pelo Esporte Seguro e Inclusivo (Rejupe), iniciativa apoiada pelo UNICEF.

Serviço
O quê: Lançamento Oficial do Projeto Cidades da Copa em São Paulo
Quando: Quarta-feira 10 de abril de 2013, às 10 horas
Onde: SESC Consolação – Teatro Anchieta (Rua Dr. Vila Nova, 245 Vila Buarque, São Paulo)

Mais informações para a imprensa:
Instituto Esporte Educação – (11) 5579 8695
Adriano Rossetto – (11) 99603 4903
Rodrigo Paiva – (11) 97474 0017

 

 
unite for children