Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Brasil e Estados Unidos incentivam empoderamento de meninas nas Américas

Cerca de 80 adolescentes, com idade entre 13 e 17 anos, discutirão estratégias para garantir os direitos humanos de meninas por meio da autonomia e da participação. A abertura oficial, em 3 de abril, reunirá a ministra Maria do Rosário (Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República) e a secretária executiva Lourdes Bandeira (Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República), além do embaixador Thomas Shannon, da Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil, e de Gary Stahl, representante do UNICEF no Brasil. O evento será realizado no Rio de Janeiro (RJ), com o apoio do UNICEF.

Brasília, 1º de abril de 2013 – Adolescentes empoderadas para reduzir as suas vulnerabilidades quanto à violação de direitos. Esse é o ponto de partida do Seminário Internacional Brasil-EUA sobre o Empoderamento de Meninas, que será realizado de 2 a 4 de abril no Rio de Janeiro. Participarão cerca de 80 adolescentes, com idades entre 13 e 17 anos. São esperadas meninas de várias partes do Brasil e dos EUA, além do Chile, México e Uruguai.

Em 3 de abril, as jovens ativistas das Américas vão dialogar com representantes dos governos do Brasil e dos Estados Unidos sobre as políticas públicas voltadas à adolescência com recorte de gênero. Na abertura oficial do encontro, a ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), e a secretária executiva Lourdes Bandeira, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), participarão do debate. A mesa será composta pelas ministras, pelo embaixador dos Estados Unidos Thomas Shannon e por Gary Stahl, representante do UNICEF no Brasil.

Ao longo dos três dias de seminário, as adolescentes discutirão trabalho, política, direitos humanos, autoproteção, esporte e mídia, tendo como elementos de referência a liderança que exercem em suas comunidades, escolas e iniciativas de desenvolvimento social. As meninas também participarão da pesquisa "Meu Mundo", uma consulta global da ONU para identificar quais as prioridades para fazer um mundo melhor.

Durante o evento, as meninas conversarão com a diretora da ONU responsável pela campanha dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, Corinne Woods. Entre as participantes brasileiras, estão meninas quilombolas, indígenas, adolescentes do Semiárido, da Amazônia e de comunidades populares dos grandes centros urbanos. Todas as meninas estão envolvidas em atividades relacionadas aos direitos das mulheres, enfrentamento ao racismo, protagonismo juvenil, saúde, sexualidade, meio ambiente e novas tecnologias.

O evento tem por objetivo promover o direito de crianças e adolescentes à participação em todos os espaços da vida pública, por meio da troca de experiências entre as adolescentes e gestores e gestoras dos países organizadores (Brasil e Estados Unidos) e dos países convidados. Esta é uma oportunidade para escutar de maneira qualificada esse público e compreender quais os principais desafios e oportunidades que se colocam na vida das meninas para o seu desenvolvimento. O seminário também procura promover o intercâmbio de experiências, acúmulo cultural e informações sobre iniciativas inovadoras para o empoderamento de meninas, além de propiciar trocas entre as gestões públicas dos países envolvidos, a fim de colaborar no processo de formulação de políticas.

Promovido pela SPM, SDH e pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, o encontro tem apoio do UNICEF, Ashoka, Partners of the Americas, IIDAC e CAIXA.

Relação bilateral – A parceria Brasil-Estados Unidos no campo dos direitos de crianças e adolescentes teve início em 2008 com um evento paralelo à reunião da Assembleia Geral da ONU. Três anos depois, em visita oficial do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao Brasil, a agenda bilateral se consolidou. Em 2012, em missão da então secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, e da embaixadora Melanne Verveer, ao Brasil, a cooperação foi reforçada e resultou na organização do Seminário Internacional Brasil-EUA sobre o Empoderamento de Meninas.

Serviço
O quê: Seminário Internacional Brasil-EUA sobre o Empoderamento de Meninas
Quando: De 2 a 4 de abril de 2013. Abertura oficial: às 16h do dia 3 de abril
Onde: Hotel Windsor Guanabara (Av. Pres. Vargas, 392 – Centro) - Rio de Janeiro/RJ

Momento com a imprensa: Quarta-feira 3 de abril, às 17h, após abertura oficial

Mais informações para a imprensa
Lucas Lanne
Telefone: (62) 9989 4275
E-mail: lucaslanne@gmail.com

Assessoria de Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República – SPM/ PR

Telefones: (61) 3411 4214, 3411 4228, 3411 4229, 3411 5807, 3411 5887

Assessoria de Comunicação do UNICEF no Brasil

 

 
unite for children