Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Adolescentes e jovens da Rejupe se encontram em Pernambuco para eventos relacionados com a Copa de 2014

Brasília, 12 de março de 2013 – De 10 a 12 de março, 26 representantes da Rede de Adolescentes e Jovens pelo Direito ao Esporte Seguro e Inclusivo (Rejupe) participaram em Pernambuco de dois eventos relacionados à Copa do Mundo de Futebol que será realizada no Brasil no próximo ano.

No domingo 10 de março, os adolescentes e jovens participantes da Rejupe, representantes do UNICEF e mais 15 integrantes de organizações governamentais e não governamentais das 12 cidades-sede da Copa de 2014 reuniram-se no Recife Praia Hotel, na capital pernambucana, para elaborar o plano de ação da rede. Entre as atividades planejadas para 2013 e 2014, estão a realização de eventos simultâneos nas 12 cidades sede no 18 de Maio – Dia Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual –, na abertura da Copa das Confederações e no 12 de Outubro – Dia das Crianças –; e a realização de um Seminário Internacional, em 2014, para discutir a participação de adolescentes e jovens na construção do legado da Copa e compartilhar boas práticas das 12 cidades.

Nos dias 11 e 12 de março, os representantes da Rejupe juntaram-se a outros adolescentes e jovens de todo o Brasil para participar do "Seminário Adolescentes e Jovens Conectad@s por uma Copa sem Violência Sexual", com o objetivo de discutir como adolescentes e jovens podem se prevenir da violência sexual e prevenir outros meninos e meninas durante grandes eventos esportivos, como a Copa das Confederações (2013) e a Copa do Mundo (2014). O seminário faz parte das atividades da campanha Aliança Nacional de Adolescentes Conectados por uma Copa sem Violência Sexual (ANA) e foi realizado pelo Ecpat, em parceria com o UNICEF e outras organizações, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

Sobre a Rejupe – A Rede de Adolescentes e Jovens pelo Esporte (Rejupe) foi criada em abril de 2011 durante o Encontro Nacional dos Adolescentes pelo Direito ao Esporte Seguro e Inclusivo, realizado, no Rio de Janeiro, pelo UNICEF em parceria com o Iidac, Instituto Esporte & Educação (IEE), Sesc e Centro de Promoção da Saúde (Cedaps).

O objetivo da rede é promover a integração e a participação qualificada de adolescentes e jovens das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 em espaços de discussão de políticas públicas de esporte seguro e inclusivo para crianças e adolescentes brasileiros. A ideia é garantir que jovens lideranças contribuam para a construção de um legado social positivo para os megaeventos esportivos que serão realizados no País.

Em 2012, foram criadas 12 Rejupes estaduais, uma em cada capital que sediará os jogos da Copa do Mundo de Futebol no próximo ano. E, apesar de não ser cidade-sede da Copa de 2014, São Luís (MA) também passará a integrar a Rejupe neste ano.

Mais informações
Assessoria de Comunicação do UNICEF no Brasil 

 

 
unite for children