Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

“Signature For Good”: Uma viagem de descobrimento à Etiópia

Hilary Swank une-se à Montblanc em uma visita à Etiópia para ver como o UNICEF está proporcionando mudanças duradouras na vida de crianças por meio da educação

© Montblanc

Nova Iorque/São Paulo, 28 de fevereiro de 2013 – Entre os dias 2 e 5 de outubro de 2012, a atriz e produtora de cinema Hilary Swank, que ganhou por duas vezes o Oscar de melhor atriz, entre outros prêmios cinematográficos, e Lutz Bethge, CEO da Montblanc Internacional, viajaram à Etiópia com a missão de testemunhar tanto o progresso alcançado com a ajuda dos fundos arrecadados pela Montblanc como os desafios que ainda persistem na área da educação naquele país. Eles foram acompanhados de Caryl M. Stern, presidente e CEO do Fundo dos Estados Unidos para o UNICEF, e Christian Schneider, diretor executivo do Comitê Alemão para o UNICEF, para entender como o UNICEF trabalha para mudar a vida das crianças. Essa viagem especial à Etiópia permitiu aos visitantes aprender mais sobre a importância da educação e das oportunidades que ela traz.

Hilary Swank embarcou nessa viagem de descobrimento à Etiópia, sua primeira visita a um país africano, em apoio ao UNICEF e à Montblanc no seu compromisso compartilhado de dar a cada criança a oportunidade de aprender a ler e escrever. Seu esforço para compreender o impacto da contribuição da Montblanc aos programas de educação nos últimos anos, assim como a importância dos recursos tão necessários, a partir da iniciativa “Signature For Good”, começou no momento que ela chegou a Addis Abeba, capital etíope, acompanhada de Lutz Bethge, Caryl M. Stern e Christian Schneider.

Na Escola Primária Mekdella, em Addis Abeba, Hilary Swank ficou particularmente tocada pelo “Clube do Gênero”, uma atividade apoiada pela escola com o objetivo de promover a igualdade de educação entre os gêneros, dando a meninas e meninos conhecimento prático para superar as desigualdades e a violência, bem como alcançar melhor compreensão das questões relacionadas à saúde, à higiene e ao meio-ambiente.

Fortalecidos com o melhor conhecimento proporcionado pelos professores, esses jovens autoconfiantes, mulheres e homens, têm uma chance de lutar para melhorar a sua situação.

O grupo também viajou pelo interior do país, testemunhando as frequentemente difíceis condições de vida das crianças nessas áreas remotas. Uma visita inicial à Escola Primária Dima Guranda, no Distrito de Sebeta, região de Oromia, deu a Hilary Swank e Lutz Bethge a oportunidade de ver como o bem-sucedido programa de educação infantil Child-to-Child (CTC) tem proporcionado, com baixo custo, o aprendizado precoce para crianças em idade pré-escolar. Por meio do trabalho comprometido de jovens facilitadores, geralmente estudantes mais velhos, o CTC tornou-se um modelo vencedor para evitar que as crianças abandonem a escola primária.

Durante a visita, ficou claro que educação não é somente uma questão de tijolos e argamassa para construir escolas. É primeiro e acima de tudo assegurar que as crianças nessas escolas tenham professores formados para atender às suas necessidades, acesso aos materiais escolares e os benefícios da educação de qualidade que lhes permitam receber essa educação e melhorar sua própria vida e comunidade.

Seja na maior sala de aula de Addis Abeba ou nas aldeias remotas, onde frequentemente as aulas são dadas dentro de choupanas de barro, professores motivados e equipados com ferramentas de ensino adequadas podem transformar qualquer criança. E, com os esforços do UNICEF em contribuir crucialmente para quebrar o ciclo de pobreza, dando um passo por vez, essa mudança está em curso.

Durante a visita, Peter Salama, representante do UNICEF na Etiópia, afirmou que toda criança tem o direito de acessar educação de boa qualidade. “Graças a nossa parceria com a Montblanc, as crianças das famílias mais pobres e vulneráveis têm a oportunidade de liberar o seu potencial por meio da educação. Somente na Etiópia, o apoio da Montblanc contribuiu para estabelecer 2.400 Centros Alternativos de Educação Básica e reformar outros 800, alcançando 846 mil crianças, incluindo muitos órfãos e os que se dedicam às atividades pastoris. Proporcionar educação básica de qualidade às crianças vai lhes dar significativamente melhores chances na vida”, destacou Salama.

Hilary Swank deixou a Etiópia com um apreço especial e compreensão mais profunda desses programas de valor inestimável. “Cada criança merece a chance de lutar pela vida. Educação é tudo. Se você tem educação, você tem oportunidades melhores de vencer obstáculos e tem a chance de lutar. Não há dúvida de que ensinar é o trabalho mais importante do mundo”, disse a atriz sobre essa experiência memorável.

A viagem da descoberta chegou ao fim, mas a luta para fazer da educação um direito universal para todas as crianças continua na Etiópia e além das suas fronteiras, para todos os países.

Sobre a parceria Montblanc/UNICEF
A Montblanc tem apoiado o UNICEF desde 2004. Porque o compromisso cultural é parte integrante da filosofia da marca, a Montblanc deseja ter um papel ativo na promoção internacional dos valores da educação e da cultura. Com uma herança profundamente enraizada na cultura da escrita, a Montblanc compartilha do compromisso do UNICEF de assegurar que todas as crianças tenham acesso à educação apropriada e aprendam a ler a e a escrever. A Montblanc já levantou mais de US$ 5 milhões para os programas educacionais do UNICEF, ao redor do mundo. As iniciativas globais “Sign Up for the Right to Write” e “Power to Write” para arrecadação de fundos foram lançadas, respectivamente, em 2004 e 2007. Em 2009, a Montblanc renovou seu compromisso com o trabalho do UNICEF de construir um futuro melhor para crianças, por meio do acesso à educação de qualidade alicerçado nos procedimentos da iniciativa “Signature for Good”. Essa campanha permanecerá durante todo o ano de 2013 –, parte do lucro das vendas da nova coleção “Signature For Good” vai apoiar diretamente crianças em vulnerabilidade por meio das iniciativas Escolas para a África e Escolas para a Ásia, assim como programas educacionais na América Latina.

Informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação do UNICEF no Brasil
Alexandre Magno de A. Amorim
Telefone: (61) 3035 1947
E-mail: aamorim@unicef.org

Montblanc Brasil – Relações com a Imprensa
Ecco Press Comunicação

Nilza Botteon
E-mail: nilza.botteon@eccopress.com.br
Tabata Alves
E-mail: tabata.alves@eccopress.com.br
Telefone: (11) 5543 0039

 

 
unite for children