Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Embaixador do UNICEF em Moçambique fala, em São Paulo, da importância do investimento na infância e adolescência

© Fotos: UNICEF/BRZ/Adriana Alvarenga
Stewart Sukuma recebe adolescentes e educadores do projeto Raízes do Futuro no Auditório do Ibirapuera.

São Paulo, 25 de fevereiro de 2013 – O músico Stewart Sukuma, embaixador do UNICEF em Moçambique, interrompeu seu show ontem (24/2) no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo, para chamar atenção sobre a importância da garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, convidando o público de cerca de 800 pessoas a também apoiar a causa. "A nossa contribuição vai ajudar a criar cidadãos honestos, bons, produtivos. As crianças são o nosso estandarte, a esperança para que um país seja melhor", afirmou o artista.

Após o concerto, Sukuma interagiu com adolescentes e educadores do projeto Raízes do Futuro, iniciativa do UNICEF na cidade de São Paulo, que, com o apoio do Banco Barclays, apoiará 500 jovens para que se preparem para ingressar no mundo do trabalho, ao longo de dois anos. "Às vezes, o nosso trabalho na área social demora a dar resultados, mas eu lhes digo que vale muito a pena, porque ele é transformador", disse Sukuma aos adolescentes.

Para a adolescente Ivaneide Marques da Silva, de 16 anos, o engajamento de artistas como Sukuma é fundamental para levar a mensagem dos direitos da infância a mais públicos. Ivaneide participa das atividades do projeto Raízes do Futuro na ONG Reciclar, na zona oeste de São Paulo. Esta foi a primeira vez que teve a oportunidade de visitar o Auditório do Ibirapuera, na zona sul. "Foi uma experiência incrível, uma chance de conhecer algo novo, surpreendente", relata.

© UNICEF/BRZ/Adriana Alvarenga
"O resultado às vezes é lento, mas vale a pena", diz Sukuma para os adolescentes sobre o trabalho na área social.

O show em São Paulo foi a primeira aparição internacional do músico depois da sua recente nomeação como embaixador do UNICEF em Moçambique, em dezembro de 2012. Ao longo da sua carreira musical de cerca de 30 anos, Stewart Sukuma ficou conhecido por ligar a música à mobilização social, tendo colaborado com várias organizações nacionais e internacionais para aumentar a consciência sobre questões de saúde, direitos humanos e direitos da criança.
                            
Nos últimos seis anos, Stewart Sukuma tem apoiado o UNICEF em Moçambique em iniciativas de sensibilização pública para a mudança de comportamento para a prevenção da violência e abuso sexual de meninos e meninas; promoção de boas práticas de higiene para a prevenção de diarreias e doenças como a cólera; na prevenção da malária e do HIV; e na mobilização de artistas nacionais para a promoção dos direitos da criança por meio da arte. Em fevereiro deste ano, organizou um concerto em Maputo com destacados artistas nacionais, para arrecadar fundos para apoiar crianças e suas famílias, afetadas pelas inundações na província de Gaza, no sul de Moçambique.

 

 
unite for children