Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

UNICEF diz que US$1,4 bilhão são necessários agora para crianças em crise humanitária

© UNICEF

Genebra, 25 de janeiro 2013 – O UNICEF lançou apelo para arrecadar cerca de US$ 1,4 bilhão para atender às necessidades imediatas e cruciais de crianças em 45 países e regiões atingidos por conflitos, desastres naturais e outras emergências complexas em 2013. Os recursos arrecadados por este apelo serão usados também na melhoria da preparação para catástrofes e para reforçar a resiliência das comunidades para resistir e minimizar o impacto de novas crises.

"Nós ainda estamos no primeiro mês de 2013, que já se mostrou duro para milhões de crianças que sofrem na Síria e para os refugiados que tiveram que fugir para países vizinhos. O Mali e a República Centro-Africana também estão enfrentando conflitos que pioram a cada dia, ameaçando a vida de crianças e mulheres", afirmou Ted Chaiban, diretor do Programa de Emergências do UNICEF. "As crianças são extremamente vulneráveis em emergências, muitas vezes vivendo em condições insalubres e inseguras, com alto risco de doença, violência, exploração e negligência."

O apelo Ação Humanitária para Crianças 2013 inclui países que são destaque atualmente nas manchetes jornalísticas e muitos outros países que recebem menos cobertura da mídia, como Chade, Colômbia, Etiópia, Filipinas, Somália e Iêmen, mas que também requerem atenção urgente e assistência.

"A complexa emergência na Síria representa um foco importante da resposta global do UNICEF em termos de ajuda humanitária", disse Chaiban. "Nós também estamos conseguindo resultados para as crianças em emergências altamente difíceis e que são muitas vezes esquecidas em todo o mundo".

Mais de 85% do financiamento necessário vai para situações humanitárias fora da Síria e da crise relacionada aos refugiados desse país. Os 45 países e regiões que fazem parte deste apelo do UNICEF são prioritários devido à dimensão de suas crises, à urgência do impacto dessas crises sobre crianças e mulheres, à complexidade da resposta e à capacidade para responder.

Contribuições para este apelo do UNICEF para 2013 permitirá à organização continuar o trabalho realizado em 2012. Alguns dos resultados obtidos entre janeiro e outubro de 2012 incluem:

  • Saúde: 38,3 milhões de crianças imunizadas
  • Água, Saneamento e Higiene: 12,4 milhões de pessoas com acesso à água potável para beber, cozinhar e tomar banho
  • Educação: 3 milhões de crianças com acesso à educação de melhor qualidade
  • Proteção de crianças: 2,4 milhões de crianças beneficiadas com serviços de proteção
  • Nutrição: 2 milhões de crianças tratadas contra a desnutrição severa e aguda
  • HIV/aids: 1 milhão de pessoas com acesso a testes, aconselhamento e enviadas para tratamento

Em 2012, lacunas de financiamento em alguns países como Madagascar e Colômbia deixaram muitas necessidades insatisfeitas. Em muitos países, o acesso, a segurança e a capacidade dos parceiros são outras restrições para a prestação de assistência humanitária.

"As contribuições para este apelo são investimentos sólidos para crianças e seu futuro", ressaltou Chaiban. "O UNICEF pretende obter financiamento que permita à organização responder de forma consistente às emergências subfinanciadas ou àquelas em que as necessidades são maiores, para aplicar soluções inovadoras para situações complexas e integrar processos de recuperações rápidas para emergências em grande escala – muitas das quais afetam vários países ao mesmo tempo."

Para ler, na íntegra, o relatório de Ação Humanitária para Crianças 2013 (disponível em inglês, francês e espanhol), acesse www.unicef.org/appeals

Para mais informações:
Kent Page, UNICEF Nova Iorque
Telefone: 1-212-326-7605
Celular: 1-917-302-1735
E-mail: kpage@unicef.org

 

 
unite for children