Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

UNICEF certifica 13 municípios do Semiárido paraibano pelos avanços alcançados nas áreas da infância e adolescência

As comunidades puderam avaliar, propor e acompanhar propostas para melhoria das políticas para infância em seus municípios

Recife, 3 de dezembro de 2012 – Em parceria com o Governo da Paraíba, o Ministério Público, a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) e a Casa Pequeno Davi, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) realiza, no próximo dia 10 de dezembro, a cerimônia estadual de entrega do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012 a 13 municípios do Semiárido paraibano, além de certificados de participação a todos os municípios que realizaram todas as etapas do processo de avaliação (45), entre os 134 que aderiram inicialmente. O anúncio estadual dos municípios será feito por Jane Santos, coordenadora do escritório do UNICEF no Recife, responsável pelas ações e projetos do Fundo nos Estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas, e pelo governador Ricardo Coutinho, no Palácio da Redenção, sede do Governo. O evento contará com as presenças de prefeitos e prefeitas, articuladores do projeto, autoridades estaduais e parceiros da sociedade civil, entre outros convidados.

O Selo UNICEF Município Aprovado é uma tecnologia social inovadora, lançada em 1999 no Ceará, e em 2002 na Paraíba, que desde 2005, alcança todo o Semiárido e, a partir de 2009 chega, na Amazônia Legal, articulando, mobilizando, comunicando, acompanhando e certificando as políticas públicas municipais voltadas para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

O Projeto Selo UNICEF Município Aprovado faz parte do Pacto Nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido e da Agenda Criança Amazônia, iniciativas de solidariedade, cidadania e compromisso de todo o Brasil com o desenvolvimento dessas regiões que abrangem mais de 2.200 municípios de 19 Estados brasileiros (os nove Estados do Nordeste, o Espírito Santo e Minas Gerais e os nove Estados que compõem a Amazônia Legal brasileira). O Pacto e a Agenda representam a união de forças entre governo federal, governos dos Estados que compõem as duas regiões, organizações da sociedade civil, organismos internacionais, empresas e população.

Nos quatro anos de mobilização da Edição 2009-2012, os quase 1.800 municípios inscritos no Selo UNICEF alcançaram resultados significativos nas áreas da assistência social, saúde e educação, por meio da mobilização social, do desenvolvimento de capacidades e do monitoramento das políticas públicas implementadas nas regiões. Esse movimento tem buscado contribuir, também, para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Um amplo processo de participação social foi a realização de dois Fóruns Comunitários, quando a comunidade teve a oportunidade de avaliar, propor e acompanhar propostas para melhoria das políticas para infância em seus municípios. O primeiro Fórum possibilitou que a comunidade, realizasse um diagnóstico e um plano de ação municipal de maneira participativa, acompanhando a execução deste plano. Já no segundo Fórum, houve a devolução dos resultados e, em muitos casos, com ativa participação dos adolescentes.

Para conquistar o Selo, os municípios foram avaliados em três eixos: Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social. O Impacto e Gestão foram avaliados a partir do desempenho de indicadores de saúde, educação e proteção no período de quatro anos. Já a Participação Social prevê a mobilização de crianças e adolescentes em torno de três temas: Esporte e Cidadania, Cultura e Identidade Afro-brasileira e Indígena e Educação para a Convivência com o Semiárido.

O Selo está sendo entregue aos municípios que melhoraram em, pelo menos, 18 indicadores num total de 32 indicadores dos Eixos de Impacto Social e Gestão de Políticas Públicas, além de ter pontuado em pelo menos três das atividades da Participação Social.

Os avanços
Além dos avanços expressivos nos indicadores, o Selo vem contribuindo para fortalecer os Conselhos Municipais na construção e no acompanhamento das políticas públicas para a infância e adolescência, bem como possibilitou a ativa participação dos adolescentes em todas as etapas de realização do Selo.

O impacto mais expressivo é notado nos indicadores de assistência social. O Selo monitorou e avaliou três indicadores desta área: taxa de cobertura do CRAS, Índice de Gestão Descentralizada (IGD) e Benefício de Prestação Continuada (BPC). No caso deste último, houve uma intensa mobilização por parte das secretarias municipais de Assistência Social e Educação, por exemplo, para garantir que as crianças de famílias beneficiárias estivessem, de fato, frequentando a escola. No caso da Taxa de Cobertura do CRAS houve um forte movimento dos municípios participantes do Selo junto ao Ministério de Desenvolvimento Social para que fossem repensados os critérios de avaliação desta taxa.

Relação dos municípios certificados com o Selo UNICEF Edição 2009-2012 na Paraíba (Semiárido)
Aparecida, Bananeiras, Cabaceiras, Cabedelo, Campina Grande, Cuité, Damião, Monteiro, Picuí, Princesa Isabel, Joca Claudino, Soledade, Taperoá, Bananeiras

Relação dos municípios que participaram de todas as etapas do processo de Avaliação do Selo UNICEF Edição 2009-2012
Algodão de Jandaíra, Aparecida, Arara, Araruna, Bananeiras, Bonito de Santa Fé, Boqueirão, Brejo da Cruz, Cabaceiras, Cabedelo, Caiçara, Campina Grande, Cuité, Damião, Esperança, Frei Martinho, Jacaraú, Lagoa de Dentro, Lagoa Seca, Lucena, Mari, Monte Horebe, Monteiro, Nazarezinho, Nova Floresta, Pedras de Fogo, Picuí, Poço de José Moura, Princesa Isabel, Remígio, Riacho de Santo Antônio, Joca Claudino, Santo André, São Domingos de Pombal, São Francisco, São José dos Ramos, São José do Brejo da Cruz, São Mamede, Sertãozinho, Soledade, Sousa, Taperoá, Uiraúna, Umbuzeiro, Vieirópolis.

Serviço:
O quê: Cerimônia estadual de entrega do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012 na Paraíba
Quando: Segunda-feira 10 de dezembro, às 10h
Onde: Palácio da Redenção, sede do Governo da Paraíba

Mais informações:
Escritório do UNICEF no Recife
Telefone: (81) 3059 5700

 

 
unite for children