Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Municípios do Semiárido baiano recebem certificação do UNICEF nesta quarta-feira

Dois eventos estaduais marcam o encerramento do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012

Salvador, 4 de dezembro de 2012 – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Governo da Bahia promovem, nos dias 5 e 6 de dezembro, dois eventos estaduais de encerramento da Edição 2009-2012 do Selo UNICEF Município Aprovado, ambos no Fiesta Convention Center (Av. ACM, 711, Pituba, Salvador, BA).

Nesta quarta-feira (5/12), às 15 horas, 34 municípios do Semiárido baiano – de um total de 204 participantes da iniciativa – receberão a certificação do UNICEF por terem alcançado os maiores avanços na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. A cerimônia, no Salão Lótus, contará com a presença do governador Jaques Wagner e do representante do UNICEF no Brasil, Gary Stahl, que assinarão simbolicamente o novo Pacto Nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido.

São esperadas 400 pessoas, entre prefeitos e delegações dos municípios, representantes de organizações do Sistema de Garantia de Direitos da Infância e Adolescência e do Comitê Gestor Estadual do Pacto do Semiárido. Os municípios vão receber do UNICEF troféus e certificados de reconhecimento e participação no Selo 2009-2012. O Governo da Bahia vai oferecer prêmios aos municípios aprovados na iniciativa, como Baús de Leitura e computadores, além de sortear coleções de livros da Fundação Pedro Calmon e duas quadras esportivas para as cidades que ainda não possuem esse equipamento instalado pela Sudesb.

A cerimônia, com texto e concepção artística de Maria Eugênia Milet, vai valorizar a cultura e o povo do Semiárido brasileiro. Crianças, adolescentes, jovens atores e músicos do Grupo Ereoatá Teatro de Bonecos, de Lauro de Freitas, e do Samba de Lata de Tijuaçu, comunidade quilombola de Senhor do Bonfim, farão uma homenagem ao centenário do Rei do Baião, o cantor e compositor Luiz Gonzaga, e aos Territórios de Identidade da Bahia onde estão localizados municípios contemplados com o Selo.

Os 34 municípios certificados no Estado são: Banzaê; Barra da Estiva; Barrocas; Brejolândia; Caetité; Campo Formoso; Caturama; Iaçu; Ipupiara; Irará; Itiúba; João Dourado; Juazeiro; Lagoa Real; Licínio de Almeida; Livramento de Nossa Senhora; Marcionílio Souza; Morpará; Morro do Chapéu; Mortugaba; Muquém de São Francisco; Nova Fátima; Paramirim; Paulo Afonso; Pé de Serra; Pindobaçu; Pintadas; Presidente Dutra; São Domingos; Serra Dourada; Souto Soares; Tanhaçu; Uibaí; e Valente.

Na quinta-feira (6/12), os representantes dos municípios voltam a se reunir no Fiesta Convention Center, desta vez no Salão Íris, para o Seminário de Avaliação do Selo UNICEF Município Aprovado, das 9 às 17 horas. Os 200 participantes – entre técnicos que coordenaram o programa nos municípios, representantes de Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e lideranças adolescentes – vão conhecer mais detalhadamente os resultados da Edição 2009-2012, no Brasil e na Bahia, e trocar experiências sobre a caminhada do Selo no campo.

A programação do seminário contempla painéis sobre os três eixos de avaliação do Selo UNICEF: Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social. Este último prevê a apresentação de boas práticas municipais na promoção dos direitos à educação, à cultura, ao esporte e à participação de crianças e adolescentes no debate sobre temas que afetam a sua vida.

O UNICEF convidou organizações parceiras de implementação do Selo, que participaram de atividades formativas ao longo da Edição 2009-2012, para apresentar suas impressões sobre os trabalhos desenvolvidos nos municípios e recomendações para o fortalecimento das políticas públicas para a infância e adolescência do Semiárido. São elas: Juspopuli Escritório de Direitos Humanos, Movimento de Organização Comunitária (MOC), Ceafro – Educação para a Igualdade Racial e de Gênero e Instituto Fazer Acontecer.

A Cerimônia de Certificação e o Seminário de Avaliação do Selo 2009-2012 são realizações do UNICEF, em parceria com o Governo da Bahia, o Juspopuli Escritório de Direitos Humanos e a Petrobras.

Mais informações
UNICEF: Andréia Neri
Telefone: (71) 3183 5700 ou 9199 0913
E-mail: aneri@unicef.org

SERINTER: Einar Lima
Telefone: (71) 3115 6346 ou 9942 5611
E-mail: einar.lima@governadoria.ba.gov.br

 

 
unite for children