Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Rede de adolescentes vivendo com HIV/aids realiza encontro amazônico

Belém, 29 de outubro de 2012 – De 30 de outubro a 2 de novembro de 2012, o II Encontro Amazônico da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids será realizado em Manaus, em parceria com a ONG Trajetória Mundial (OTM), com financiamento do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde, e apoio do UNICEF. O evento terá a participação de mais de 60 adolescentes e jovens dos Estados da Região Norte, Maranhão e Mato Grosso.

O encontro visa possibilitar a participação de novos meninos e meninas e ampliar e fortalecer a presença da Rede na região, em especial nos lugares onde ela ainda não existe, como, por exemplo, no Tocantins.

Hoje há uma expressiva preocupação por parte dos governos federal e estaduais em relação ao controle da epidemia na região. “Temos três prioridades no enfrentamento da epidemia de HIV/aids que são: o combate à transmissão vertical, o programa Saúde e Prevenção nas Escolas e o apoio à Rede de Jovens nessas agendas”, disse Antônio Carlos Borba Cabral, do escritório do UNICEF em Belém.

Para fortalecer o enfrentamento da epidemia de aids no mundo, o governo brasileiro, criou em 2004 a iniciativa Laços Sul-Sul, que reúne outros sete países, além do Brasil: Bolívia, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Nicarágua, Paraguai, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. A inciativa prevê um compromisso comum desses países para garantir o acesso universal ao tratamento do HIV/aids, à prevenção e à assistência. A cooperação, que proporciona o intercâmbio de informações e a elaboração conjunta de estratégias e planos de ação, também conta com o apoio da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids (RNAJVHA).

A participação da RNAJVHA na iniciativa tem proporcionado a integração da juventude brasileira com jovens dos países que fazem parte da Rede Laços Sul-Sul. Na última reunião da cooperação, que ocorreu em maio deste ano na Nicarágua, os jovens assumiram o compromisso de coordenar ações de promoção do protagonismo juvenil, combater a discriminação às pessoas vivendo com HIV e aids, fortalecer o poder de jovens e adolescentes soropositivos, em parceria com as redes e organizações que atuam nos países, entre outros.

Hugo Soares, representante amazônico da RNAJVHA, está acompanhado as discussões da cooperação Laços Sul-Sul. Ele pretende apresentar as propostas discutidas na Nicarágua aos participantes do evento.

“Nossa proposta é mostrar aos jovens brasileiros que vivem com HIV e aids a nossa responsabilidade em relação ao compromisso firmado na Nicarágua. Precisamos mostrar a nossa experiência para o mundo, como também aprender com os jovens de outros países, somente assim vamos fortalecer a luta contra a epidemia de aids entre a juventude”, explicou.

Serviço
O quê: II Encontro Amazônico da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids
Quando: De 30 de outubro a 2 de novembro de 2012
Onde: Hotel Taj Mahal, Avenida Getúlio Vargas, 741, Centro, Manaus, AM

Mais informações:
Hugo Soares
Telefone: (91) 8208 3488
E-mail: jovens+amazonia@yahoo.com.br

 

 

 

 

Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/aids


unite for children