Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Parceria entre UNICEF e Sanofi em favor da primeira infância lança Semana do Bebê em 20 municípios de Pernambuco

Arcoverde é a primeira cidade a participar da iniciativa em outubro. Programa inclui palestras, cursos, oficinas sobre temas de saúde, bem-estar e cidadania, além de atividades lúdicas como Hospital de Brinquedos

Brasília, 19 de outubro de 2012 – No dia 21 de outubro, terá início a Semana do Bebê de Pernambuco, que será realizada em 20 munícipios do Estado. A primeira da série acontece entre os dias 21 e 26 de outubro em Arcoverde. Resultado de uma parceria entre o UNICEF e a Sanofi em favor da primeira infância, o objetivo do programa é mobilizar a sociedade, as autoridades municipais de saúde, educação e assistência social para assegurar o desenvolvimento saudável da criança em seus primeiros anos de vida.

Com o apoio do Programa Criança Saudável, Criança Feliz, uma iniciativa internacional do Grupo Sanofi, o acordo prevê a realização da Semana do Bebê em 20 municípios do Estado de Pernambuco inscritos no Selo UNICEF Município Aprovado e integrantes do Programa Mãe Coruja, que envolve sete secretarias estaduais de Pernambuco. O município de Arcoverde será o primeiro a participar da Semana do Bebê – Todos juntos pela primeira infância, com abertura oficial da iniciativa a partir deste domingo. O evento é uma realização do Governo do Estado (Secretarias de Saúde/Programa Mãe Coruja Pernambucana e Secretaria da Criança e da Juventude) e da prefeitura de Arcoverde.

A proposta é fomentar ações de conscientização para a promoção de mudanças de comportamento e criação de políticas públicas que contribuam para o aumento da cobertura do pré-natal, a redução da mortalidade infantil, com ênfase na neonatal, promoção do aleitamento materno para bebês até os 6 meses, ampliar e qualificar o acesso à educação infantil, o direito de brincar, entre outras. Em médio prazo, o programa busca melhorar os conhecimentos dos profissionais de saúde, educação e assistência social que garantam os direitos da primeira infância.

"É impressionante ver a receptividade e mobilização dos atores sociais e da sociedade em geral de Arcoverde e de outros municípios participantes da Semana do Bebê. A proposta de união pelos direitos da primeira infância foi completamente aceita tanto pelas autoridades, quanto empresários como cidadãos que se sentem corresponsáveis pela garantia desses direitos", diz Jane Santos, coordenadora dos programas do UNICEF em Recife.

Em Arcoverde, assim como nos demais municípios, a população poderá participar de diferentes oficinas, cursos, palestras, atividades lúdicas, artísticas e culturais. Entre as ações lúdicas, as crianças poderão levar seus brinquedos – bonecos e bonecas – para “passar por uma consulta médica” no Hospital dos Brinquedos. Ao chegar ao hospital, a garotada levará seus brinquedos para ser “atendidos” por funcionários voluntários da Sanofi, que vão brincar com as crianças e estimular a importância do cuidar. No final da “consulta”, a criança ganha uma “receita médica” recomendando gotas de carinho e atenção diariamente, que deve ser colocada em prática nos momentos de brincadeira.

Atividades como essa, apoiadas pela Sanofi, são importantes para garantir o bom desenvolvimento da criança. É nessa fase da vida que ela desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a sua vida afetiva, profissional e social.

“É uma grande satisfação para a Sanofi apoiar a iniciativa Semana do Bebê que está totalmente alinhada com os programas de responsabilidade social corporativa da companhia e reforça ainda mais os laços que unem a nossa organização à infância com foco em programas de prevenção, conscientização e tratamento humanizado, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo e a saúde das crianças”, diz Ciro Massari, diretor da Unidade de Negócios Medicina Interna.

A Semana do Bebê em Arcoverde inclui uma variedade de ações. As gestantes poderão aprender exercícios físicos na piscina, que contribuem para preparar o corpo para a gravidez, além de participar de um café da manhã com orientações de nutricionistas para assegurar uma alimentação saudável durante a gestação. Haverá palestras sobre aleitamento materno, campanha de conscientização para o controle da dengue, aulas com orientações para profissionais de saúde, educadores e assistentes sociais sobre diferentes temas, como importância do teste do pezinho e da vacinação, humanização do parto, direitos da criança, entre outras, além de saraus de poesia, apresentação de peças de teatro, etc.

A programação científica, com a participação de reconhecidos especialistas na área de desenvolvimento infantil e humanização da assistência, será direcionada a gestores e profissionais de saúde, educação e assistência social, como oportunidade de atualização de conhecimentos e reflexão sobre as práticas das equipes para assegurar o cuidado integral e integrado à família e à criança.

Durante o mesmo período, Arcoverde também estará sediando da II Semana Mãe Coruja Cuidando da Criança.

Sobre a Semana do Bebê
A Semana do Bebê teve início em Canela, RS, onde é realizada anualmente há 12 anos. Reconhecendo essa boa prática, o UNICEF se dispôs a divulgá-la, incentivando centenas de municípios a desenvolver sua própria Semana do Bebê. Ela já ultrapassou a fronteira do Brasil, chegando a outros países, como Portugal, Argentina e Uruguai.

Para mais informações
Assessoria de Comunicação do UNICEF no Brasil
Carolina Rezende
Telefone: (61) 3035 1963

Alexandre Amorim
Telefone: (61) 3035 1947
E-mail: aamorim@unicef.org

 

 
unite for children