Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Pará inicia construção do Plano Estadual pela Primeira Infância

CEDCA articula diversos setores para enfrentar os desafios de garantir direitos de crianças até 6 anos

Belém, 25 de setembro de 2012 – O Conselho Estadual dos Direitos da Criança (CEDCA) do Pará, em articulação com o ProPaz e Secretaria Estadual de Saúde, e apoio do UNICEF, realiza, nesta quarta-feira (26/9), o Seminário Primeira Infância: promoção, proteção e garantia de direitos da criança de 0 a 6 anos de idade. O principal objetivo do evento é dar início ao processo de construção do Plano Estadual Paraense pela Primeira Infância.

Em dezembro de 2010, o Plano Nacional pela Primeira Infância, foi aprovado pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). O Plano é uma diretriz para uma política pública para a primeira infância, que propõe ações amplas e articuladas de promoção e realização dos direitos da criança de até 6 anos de idade nos próximos 12 anos. De lá para cá, organizações integrantes da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) – que também foram responsáveis pela elaboração do Plano Nacional – vêm desenvolvendo esforços visando à construção de Planos estaduais e municipais pela Primeira Infância.

Ao propor esse Seminário, o CEDCA, o Governo do Estado e o UNICEF esperam, para além de iniciar a construção do Plano Estadual pela Primeira Infância, fortalecer a Rede Crescer no Estado. Dezenas de instituições que atuam na área da infância vão participar do evento, entre universidades, secretarias estaduais, hospitais e ONGs.

Apesar da melhoria verificada nos indicadores da infância, a situação da primeira infância paraense ainda requer considerável atenção e enfrenta desafios para garantir a essas crianças as condições básicas de vida e oportunidades para seu pleno desenvolvimento. O enfrentamento desses desafios requer uma forte mobilização e políticas efetivas, além da construção de um pacto social que garanta a realização dos direitos de meninos e meninas.

Durante o Seminário, serão feitas as apresentações do Plano Nacional pela Primeira Infância e da Rede Crescer do Pará, que tem liderado as ações voltadas à primeira infância no Estado desde 2006. Será formado um comitê gestor que ficará responsável por coordenar, promover e monitorar as políticas para a primeira infância.

Rede Crescer
A Rede Crescer é responsável pelo Projeto de Ações Integradas para o Desenvolvimento Infantil no Estado do Pará e vem atuando desde 2006. Articula diferentes instituições no Estado, promovendo debates e articulando ações voltadas à primeira infância.
As ações do projeto articulam no âmbito municipal, por meio de capacitações de atores sociais (agentes comunitários, educadores infantis, técnicos sistema de assistência social, saúde e educação, líderes comunitários, conselheiros de direitos e agentes da pastoral), o fortalecimento das competências familiares e municipais e vigilância do desenvolvimento infantil.

RNPI
A Rede Nacional Primeira Infância é formada por um conjunto de organizações da sociedade civil, do governo, do setor privado, de outras redes e de organizações multilaterais que atuam na promoção e defesa dos direitos da primeira infância. São mais de 70 organizações que atualmente fazem parte da Rede.
Por que preocupar-se e ocupar-se da primeira infância? Os primeiros seis anos de vida da criança são fundamentais para o desenvolvimento de suas estruturas física e psíquica e de suas habilidades sociais. As experiências nesse período influenciam, por toda a vida, a criança e sua relação com as pessoas que a rodeiam. Essa é também uma fase de maior vulnerabilidade, que demanda proteção especial e um ambiente seguro, acolhedor e propício ao desenvolvimento de suas potencialidades.
Pelas características dessa etapa de vida, a primeira infância carece de visibilidade social, sendo necessário criar situações em que as crianças sejam vistas e ouvidas. A Rede se propõe a ser um espaço de visibilidade e escuta das crianças na defesa dos seus direitos.
Tem por missão fomentar a elaboração, o aprimoramento e a integração das políticas nacionais para as crianças até os 6 anos de idade, monitorando e avaliando sua implementação; consolidar e disseminar conhecimento e informações sobre as temáticas dessa faixa etária e organizar ações de mobilização social e política visando à defesa e promoção de seus direitos.
Para mais informações: www.primeirainfancia.org.br

Serviço:
O quê: Seminário Primeira Infância: promoção, proteção e garantia de direitos da criança de 0 a 6 anos de idade
Quando: Quarta-feira 26 de setembro de 2012, das 8h às 17h
Onde: Auditório da Delegacia Geral de Polícia Civil, Av. Magalhães Barata, 209, Bloco C, Nazaré, Belém (PA)

Mais informações
Escritório do UNICEF em Belém
Telefone: (91) 3073 5700>

 

 
unite for children