Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Publicação relata experiência de prevenção de DST/aids entre meninos e meninas em situação de rua

Tecendo Redes apresenta desafios e resultados dos projetos com Meninos e Meninas em Situação de Rua (MMSR), realizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco

Brasília, 29 de agosto – Será lançada nesta quarta-feira (29/8), às 14h30, durante o IX Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids, em São Paulo, a publicação Tecendo redes: uma experiência de prevenção de DST/aids entre meninos e meninas em situação de rua.

A obra relata a experiência de sucesso dos projetos de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e a aids entre meninos e meninas em situação de rua, realizada em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco. Traz ainda levantamentos mais recentes sobre a temática e apresenta um panorama feito por especialistas da área.

Na publicação, são relatados os desafios e resultados desse projeto realizado de forma articulada por organizações da sociedade civil e diferentes esferas do governo. Juntos, eles alcançaram bons resultados, inserindo o tema na agenda das políticas públicas municipal, estadual e federal, capacitando profissionais da área de saúde e social dos municípios e, principalmente, gerando ganhos para a vida dos meninos e meninas em situação de rua.

O projeto contribuiu com o enfrentamento das violações de direitos de meninas e meninos por meio de metodologias lúdicas, que resgataram a brincadeira e a capacidade de diálogo. Foram desenvolvidas, por exemplo, abordagens inovadoras em um trabalho inédito intersetorial que abrange, principalmente, as áreas de saúde e assistência social.

Tecendo Redes é baseada em um minucioso levantamento de informações feito por meio de entrevistas com mais de 120 especialistas e dezenas de crianças e adolescentes entre outubro de 2010 e janeiro de 2011, e também contou com a colaboração dos educadores envolvidos na iniciativa.

A publicação é resultado da parceria entre UNICEF, Ministério da Saúde, Coordenações Estaduais e Municipais de DST/aids, Programa Saúde da Criança e Adolescente-SMS (SP), Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo, Casa de Acolhida Joselito (SP), Casa Taiguara (SP), Projeto Quixote (SP), Childhope (RJ), Se Essa Rua Fosse Minha (RJ), Associação Excola (RJ), Projeto Axé (BA), Cedeca (BA), Associação Beneficente Conceição Macedo e Pé no Chão (PE).

Estatísticas – No Brasil, há cerca de 24 mil crianças e adolescentes em situação de rua. São meninas e meninos que têm seus direitos violados, o que os torna mais vulneráveis a diversos problemas sociais e de saúde, como a transmissão das doenças sexualmente transmissíveis (DST) e a aids.

Hoje, o Ministério da Saúde tem uma política nacional para a população de rua e prevê a criação de consultórios na rua para atender essa população. A ideia é oferecer os meios para que meninos e meninas possam acessar os serviços de prevenção e assistência. Essa iniciativa não exclui a participação direta das organizações da sociedade civil que representam a população de rua de modo a exercer o direito do controle social sobre o SUS.

Serviço:
O quê: Lançamento da publicação Tecendo redes: uma experiência de prevenção de DST/aids entre meninos e meninas em situação de rua
Quando: Quarta-feira 29 de agosto, às 14h30
Onde: Vila Cultural – Espaço Lançamentos, no Anhembi, no IX Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids

Mais informações
Assessoria de Comunicação do UNICEF no Brasil
Estela Caparelli
Telefone: (61) 3035 1963
E-mail: mecaparelli@unicef.org

Pedro Ivo Alcantara
Telefone: (61) 3035 1983
E-mail: pialcantara@unicef.org

Assessoria de Imprensa do Departamento DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde
Hércules Barros
Telefone: (61) 8163 9867 e (61) 8175 3806
E-mail: imprensa@aids.gov.br

 

 
unite for children