Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Nota do UNICEF sobre o resultado do Ideb

O UNICEF reconhece os avanços na educação no Brasil demonstrados nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgados na última terça-feira pelo Ministério da Educação.

Os números mostram que os esforços de governos e da sociedade brasileira estão permitindo que o País alcance as metas acordadas para os anos iniciais e finais do ensino fundamental e médio.

É importante ressaltar que o País precisa aprofundar e acelerar sua caminhada para a garantia do direito de aprender a cada criança e a cada adolescente. As médias nacionais encobrem grandes desigualdades e, por isso, são necessárias ações efetivas para a superação das iniquidades que afetam milhares de meninas e meninos brasileiros.

Os resultados do Ideb apontam a necessidade de ações efetivas em relação ao ensino médio que, embora tenha alcançado a meta estabelecida, tem apresentado avanços menos significativos no indicador nos últimos anos. O ensino médio é a etapa da educação básica com forte impacto na concretização dos projetos de vida de adolescentes e jovens e no próprio projeto de desenvolvimento do País.

Estudos realizados pelo UNICEF e seus parceiros demonstram que bons resultados no Ideb decorrem de práticas e ações que envolvem toda a comunidade escolar. Nas escolas e redes pesquisadas, identificamos que o direito de aprender tem estreita relação com a valorização e a formação do professor, com o trabalho desenvolvido em rede, a valorização da leitura, a atenção individual ao aluno e projetos de educação integral.

Esperamos que os resultados do Ideb sejam um fator mobilizador do País para a universalização da educação de qualidade para todas e cada uma das suas crianças e adolescentes e que deve ser o eixo central do Plano Nacional de Educação, em discussão no Congresso Nacional.

Gary Stahl
Representante do UNICEF no Brasil

 

 
unite for children