Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Projeto Cidades da Copa será lançado no Rio de Janeiro

Idealizado pelo Instituto Esporte Educação, projeto visa promover ações concretas para o legado dos megaeventos esportivos que serão realizados na capital fluminense

Rio de Janeiro, 14 de agosto – Nesta terça-feira (14/8), será lançado na cidade do Rio de Janeiro o Projeto Cidades da Copa. Esse projeto vai levantar a discussão de ações que revertam para os cariocas o investimento recebido pelo município na preparação da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.

Idealizado pelo Instituto Esporte Educação (IEE), com apoio da Secretaria Municipal de Esporte do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, da Rede Esporte pela Mudança Social, da Atletas pela Cidadania e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Projeto reunirá entidades da sociedade civil e órgãos da administração pública, que, juntos, formularão ações voltadas para a educação, o desenvolvimento humano, a justiça e a inclusão social. Buscando garantir o reconhecimento do esporte como direito, o projeto tem como metas, até 2016, dobrar o número de praticantes de atividades esportivas no País e oferecer Educação Física de qualidade em todas as escolas.

O Projeto Cidades da Copa foi viabilizado pelo patrocínio da CCR e do Instituto Votorantim, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte. No Rio de Janeiro, conta com o apoio do Instituto Trevo, Rede Bem TV e Instituto Reação.

A cerimônia de lançamento será hoje às 19h, na sede do Clube de Regatas Flamengo (Av. Borges de Medeiros, 997, Lagoa). O evento é aberto ao público.

“O Projeto Cidades da Copa pretende facilitar a criação de um ambiente no qual as pessoas que fazem e se preocupam com o esporte possam se encontrar e debater sobre os caminhos para ampliar e qualificar o acesso de todos ao esporte. Governos, instituições e pessoas, todos comprometidos em estabelecer o legado social e esportivo dos grandes eventos,” declarou a ex-jogadora de vôlei Ana Moser, Presidente do Instituto Esporte & Educação e da Atletas pela Cidadania.

Brasília
Sede do lançamento nacional do projeto, realizado em junho, Brasília trouxe como avanço a elaboração de metas assinadas por dezenas de entidades, secretarias municipais e o Governo do Distrito Federal. O Plano de Ação Juntos pelo Esporte: Brasília Jogando Limpo, que visa promover a ampliação da prática esportiva e a universalização das atividades físicas nas escolas, traçou os seguintes planos para execução das metas:

  1. Elaborar um calendário organizado de todas as práticas esportivas no Distrito Federal;
  2. Qualificar sistematicamente os gestores de esportes;
  3. Otimizar o uso dos equipamentos públicos esportivos, ampliando a disponibilidade de materiais esportivos e revitalizando as estruturas físicas;
  4. Garantir aulas de educação física com professores especialistas nos anos iniciais do ensino fundamental;
  5. Organizar um fórum de debates permanente sobre esporte no Distrito Federal;
  6. Aproximar e articular as ações dos gestores, diretores, administradores e das secretarias;
  7. Criar uma carreira de estado específica para profissionais de educação física.

Depois de Brasília e Rio de Janeiro, o Projeto Cidades da Copa será realizado ainda nas seguintes capitais: Porto Alegre, Belo Horizonte, São Paulo e Curitiba.

Informações para a imprensa:
Atletas pela Cidadania
Rosa Arrais Comunicação
Telefone: (11) 3672 3531 – Ramal 17
Frederico Cursino
Telefone: (11) 95318 4937
E-mail: frederico@rosaarrais.com.br
Tales Rocha
Telefone: (11) 97557 9519
E-mail: tales@rosaarrais.com.br

 

 
unite for children