Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Nossas crianças sem anemia

Brasília, 10 de agosto - Cerca de 700 mil crianças, só num primeiro momento, serão beneficiadas por medida confirmada pela presidente Dilma Rousseff. O Ministério da Saúde vai adotar uma nova solução, já utilizada com sucesso pelo UNICEF em outros países, para prevenir a anemia ferropriva (que ocorre por deficiência de ferro no organismo).

Há quase dois anos, o UNICEF está trabalhando com o Governo Brasileiro para trazer ao País uma solução mais eficaz contra a desnutrição. Apesar de todos os avanços, o Brasil ainda tem crianças desnutridas, sendo a anemia ferropriva uma das principais carências em termos de micronutrientes, em especial em localidades da Amazônia Legal, no Semiárido e entre as populações indígena e afrobrasileira.

Tradicionalmente o problema é enfrentado com administração de ferro via oral. Entretanto, existe uma solução mais moderna, eficiente e eficaz, que tem sido usada em outros países, e que agora será adotada para ajudar as crianças brasileiras também. Trata-se de um produto específico para essa finalidade chamado “Sprinkles” - um sachê composto de 15 micronutrientes, desenvolvido pela Universidade de Toronto. É uma terapia mais completa, de fácil aceitação e utilização pelas famílias pobre. Os sachês serão distribuídos gratuitamente pelo Ministério da Saúde, para 2.700 creches, chegando a 700 mil crianças inicialmente. Os planos são de ampliar a distribuição gratuita para a população em 2013 e passar a ter uma produção local do produto nos próximos anos.

 

 
unite for children