Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

UNICEF apoia ação com candidatos à Prefeitura de São Paulo por compromisso com legado social da Copa

Patricia Gonçalves, de 17 anos, vai levar ao evento a opinião dos adolescentes participantes da Rejupe

São Paulo, 30 de julho - Com o apoio do UNICEF, a Atletas pela Cidadania, o Instituto Ethos, por meio do projeto Jogos Limpos,  a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e a Rede Nossa São Paulo reúnem, nesta quarta-feira (1º/8), os candidatos à Prefeitura de São Paulo, para propor que eles se comprometam com a garantia de investimentos sociais como parte do legado dos megaeventos esportivos. Realizado em parceria com a Fundação Avina, o evento "Copa, Olimpíadas e Eleições: qual é o legado para a sua cidade?" acontece no Teatro SESC Anchieta (R. Dr. Vila Nova, 245n - Consolação), às 9h30. 

Os candidatos presentes  (veja os nomes confirmados abaixo) serão convidados a firmar os seguintes compromissos: o “Termo de Compromisso Cidades do Esporte”, sobre a garantia do acesso ao esporte pela população; o “Pacto pela Transparência Municipal”, referente à transparência da gestão e dos gastos públicos; e o “Programa Cidades Sustentáveis”, que estimula ações para o desenvolvimento sustentável nas capitais visitadas.

Eventos com os candidatos a prefeito como esse já foram realizados em Manaus, Cuiabá e Rio de Janeiro. A ação passará ainda por Porto Alegre (RS), no dia 13; Recife (PE), no dia 16; Curitiba (PR), no dia 20; Natal (RN), no dia 29 de agosto e Belo Horizonte (MG), no dia 31 de agosto. Em setembro, será a vez de Salvador (BA), no dia 5. Os candidatos de Fortaleza também terão encontro agendado.

Em São Paulo, além do UNICEF a iniciativa conta com o apoio de: SESC/SP, Associação Cidade Escola Aprendiz, Comissão de Direito Desportivo da OAB/SP, Trata Brasil, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e Voto Consciente.

Participação jovem - Durante o evento, a adolescente Patricia Gonçalves, de 17 anos, vai representar os participantes da Rede de Adolescentes e Jovens pelo Esporte Seguro e Inclusivo (REJUPE), que reúne meninas e meninos que vivem nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. A REJUPE foi criada pelo UNICEF em 2011, com o objetivo de garantir que jovens lideranças contribuam para a construção de um legado social positivo para os megaeventos esportivos que serão realizados no País.

Em 2011, esses jovens elaboraram a Carta dos Adolescentes da REJUPE - “Esporte não é só para alguns, é para todos!”, em que manifestaram muitas preocupações e esperanças. Questões como exploração do trabalho infantil, abuso sexual, segurança, corrupção, geração de renda, consciência sobre as leis que defendem o esporte para todos e oportunidade do primeiro emprego foram alguns dos pontos destacados pelos participantes, que querem se aproximar das autoridades brasileiras e dialogar sobre as possibilidades para o Brasil herdar o melhor com os megaeventos esportivos, principalmente no que se refere a assegurar que o esporte seja, de fato, encarado como direito e como meio de impulsionar o desenvolvimento infanto-juvenil.

Candidatos que já confirmaram a presença no evento em São Paulo:
Ana Luisa Figueiredo (PSTU)
Carlos Giannazi (PSOL)
Celso Russomano (PRB)
Eymael (PSDC)
Fernando Haddad (PT)
Gabriel Chalita (PMDB)
Miguel Manso (PPL)
Paulinho da Força (PDT)
Soninha Francine (PPS)

Serviço
Copa, Olimpíadas e Eleições: qual é o legado para a sua cidade?
Dial: quarta-feira (1/8),
Hora:  9h30;
Onde: Teatro SESC Anchieta - R. Dr. Vila Nova, 24 - Consolação. São Paulo/SP


Informações para a imprensa
Sobre o evento: Rosa Arrais Comunicação
Telefone: (11) 3672.3531 – Ramal 17

Frederico Cursino
Telefone: (11) 99680-4713
E-mail: frederico@rosaarrais.com.br

Tales Rocha
Telefone:  (11) 97557-9519
E-mail: tales@rosaarrais.com.br


Sobre a REJUPE: Adriana Alvarenga
UNICEF
Telefone: (11) 3728-5701
E-mail: aalvarenga@unicef.org

 

 
unite for children