Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

UNICEF, Integração Nacional e MDS assinam acordo para garantir água de qualidade nas escolas da região do Semiárido nordestino

O protocolo de intenções foi assinado em Fortaleza (CE) nesta sexta-feira, data em que se comemora o 22º aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente

© Julio Lucena
O representante do UNICEF no Brasil, Gary Stahl, e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, assinam protocolo de intenções para garantir água de qualidade e instalações sanitárias adequadas nas escolas da região do Semiárido nordestino.

Fortaleza/Brasília, 13 julho de 2012 – O representante do UNICEF no Brasil, Gary Stahl, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, e o diretor de Fomento à Produção e à Estrutura Produtiva do MDS, Marcos Dal Fabbro, assinaram nesta sexta-feira (13), em Fortaleza (CE), protocolo de intenções para garantir que toda escola pública na região do Semiárido nordestino tenha água de qualidade e instalações sanitárias adequadas.

O protocolo faz parte do Programa Água para Todos, que foi concebido pelo governo federal a partir da necessidade de se universalizar o acesso e uso de água. O programa integra também o Plano Brasil Sem Miséria.

Tanto os ministérios quanto o UNICEF comprometem-se a implementar ações e estratégias conjuntas e integradas, em articulação com outros órgãos federais, entes federativos e organizações sociais, que possam contribuir para o êxito dos objetivos e o alcance das metas dessa iniciativa.

Segundo dados do Censo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) existem aproximadamente 15 mil escolas no Semiárido do Nordeste Brasileiro que não contam com abastecimento de água e/ou não possuem instalações sanitárias adequadas ao seu funcionamento. Essa realidade compromete a qualidade da educação, e, consequentemente, o direito à educação, constitucionalmente garantido à população.

O Protocolo foi assinado durante a 15ª Reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que contou com a participação do representante do UNICEF no Brasil e representantes dos Estados da região do Semiárido (Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), além do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho.

Para o ministro da Integração Nacional, o protocolo expressa a preocupação do governo para fazer chegar água de qualidade e tratada para as crianças do Semiárido brasileiro. “Queremos assegurar, por orientação da presidente Dilma, que até 2014 todas essas escolas tenham infraestrutura adequada para garantir água de qualidade para todas as crianças", afirmou o Fernando Bezerra Coelho.

O representante do UNICEF no Brasil, Gary Stahl, destacou que o UNICEF tem trabalhado no Semiárido brasileiro. Para o UNICEF, o Semiárido, a Amazônia e as comunidades populares dos centros urbanos são plataformas prioritárias para atuação do Fundo no Brasil, porque ainda existem desafios a ser vencidos para a redução das iniquidades nessas regiões. "O UNICEF vai seguir concentrando esforços no Semiárido. Sabemos da grande importância de se trabalhar junto com todos os níveis de governos, federal, estadual e municipal, com a sociedade civil e comunidades para conseguir melhorar a vida de nossas crianças".

O UNICEF tem trabalho diretamente na região do Semiárido Brasileiro por meio do Selo UNICEF Município Aprovado, que nasceu em 1998 no Ceará e a partir de 2005 foi expandido para todos os Estados que compõem o Semiárido. A iniciativa trabalha com os gestores públicos, organizações da sociedade civil e com a população das cidades para melhorar os indicadores sociais relacionados à infância e, dessa forma, tornar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio uma realidade para cada criança e cada adolescente brasileiro.

Gary aproveitou a oportunidade para convidar os governadores para a cerimônia de finalização da atual edição do Selo UNICEF, que vai terminar em novembro deste ano.

Mais informações
Assessoria de Comunicação do UNICEF no Brasil
Pedro Ivo Alcantara
Telefone: (61) 3035 1983
E-mail: pialcantara@unicef.org

Letícia Sobreira
Telefone: (61) 3035 1917
E-mail: lsobreira@unicef.org

Estela Caparelli
Telefone: (61) 3035 1963
E-mail: mecaparelli@unicef.org

Alexandre Magno de Amorim
Telefone: (61) 8166 1636

 

 
unite for children