Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

UNICEF e governo brasileiro assinam protocolo de intenções para proteção de crianças e adolescentes em situação de emergência

© UNICEF/BRZ/Alexandre Amorim

Brasília, 12 de julho – UNICEF, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e Ministério da Integração Nacional assinaram hoje, na 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, um protocolo de intenções para a proteção de meninos e meninas em situação de emergência. O evento de assinatura foi realizado na Cidade dos Direitos, na Ala Sul do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, e contou com a presença de Gary Stahl, representante do UNICEF no Brasil, e da ministra Maria do Rosário, da SDH. O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, assinará o protocolo posteriormente.

O objetivo desse documento é criar uma estratégia de implementação do Protocolo Nacional para Proteção Integral de Crianças e Adolescentes em Situação de Desastres. A portaria interministerial que institui o protocolo nacional foi assinada ontem (11/7), durante a cerimônia de abertura da 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Entre as ações acordadas no protocolo de intenções assinado hoje, estão a atuação conjunta e coordenada para a proteção integral de crianças e adolescentes vulnerabilizados por desastres, emergência e calamidades; a capacitação de profissionais que atuam nessas situações; e a promoção da participação de crianças e adolescentes em ações e na busca de propostas para redução de risco e impacto relacionados à emergência assim como para a implementação do protocolo.

O UNICEF contribuirá com sua experiência de seis décadas de atuação nas maiores e mais complexas emergências em todo o mundo – como, por exemplo, o terremoto no Haiti, em 2010; o tsunami no sudeste asiático, em 2004; e a seca no Chifre da África, em 2011 –, promovendo e garantindo os direitos de crianças e adolescentes, bem como disseminando o documento em nível internacional, promovendo e incentivando trocas de experiências e cooperação horizontal no domínio da proteção da criança nos contextos de emergências.

Mais informações
Assessoria de Comunicação do UNICEF no Brasil
Letícia Sobreira
Telefone: (61) 3035 1917
E-mail: lsobreira@unicef.org

Estela Caparelli
Telefone: (61) 3035 1963
E-mail: mecaparelli@unicef.org

Alexandre Magno de Amorim
Telefone: (61) 8166 1636
E-mail: aamorim@unicef.org

 

 
unite for children