Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Adolescentes e jovens integrarão equipe de cobertura da Rio+20

Da Agência Jovem de Notícias

Com apoio do UNICEF, equipe com mais de 100 pessoas compõe a Agência Jovem de Notícias Internacional na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável e na Cúpula dos Povos por Justiça Social e Ambiental no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, 6 de junho – Adolescentes e jovens de 11 Estados brasileiros, do Distrito Federal e de mais 18 países da América Latina, Europa, África e América do Norte preparam-se para integrar a maior agência de notícias presente na Rio+20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – e na Cúpula dos Povos por Justiça Social e Ambiental, que serão realizadas na cidade do Rio de Janeiro entre os próximos dias 15 e 23 de junho.

No total, 100 adolescentes e jovens com idades entre 15 e 30 anos, acompanhados por uma equipe de educadores, vão compor o time da Agência Jovens de Notícia Internacional, liderada pela ONG Viração Educomunicação, pela Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadores e Comunicadoras (Renajoc) e pela campanha Rio+Você.

A iniciativa conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e da Província Autônoma de Trento (Itália) e será desenvolvida em parceria com diversas organizações brasileiras, como a Bem TV e Catavento Comunicação e Educação, e da América Latina, como as argentinas Fundación Tierravida e Ecomania.

Alguns participantes já desembarcam no Rio na próxima semana para a Youth Blast, encontro preparatório de jovens para a Rio+20 organizado pelo Grupo de Crianças e Jovens da ONU. No dia 11 de junho, o grupo fica completo e no dia seguinte começam suas atividades de formação e preparação para a cobertura educomunicativa e colaborativa de um dos maiores eventos da história da ONU.

Os adolescentes e jovens serão divididos em equipes de texto, foto, vídeo, áudio, jornal mural e fanzine. Com o apoio do Laboratório de Ativismo, um grupo de jovens vai criar ainda ações ativistas que serão incorporadas à cobertura.

Além das atividades de cobertura da Rio+20, o que inclui a Cúpula dos Povos, no Aterro do Flamengo; o Fórum de Mídias Livres; e o Fórum de Empreendedorismo Social na Nova Economia, os jovens vão dedicar parte do seu tempo para o turismo sustentável, conhecendo outros projetos de comunicação comunitária e ambientais em comunidades cariocas.

Uma parceria com a Secretaria de Transportes do Estado do Rio de Janeiro, a Super Via e a Transporte Ativo viabilizou 25 bicicletas para o grupo e 80 Rio Card’s para o uso do transporte público. A ONG Projetos de Inovação ainda colocou à disposição oito Recicletas – bicicletas feitas com restos de bicicletas que iriam para o lixo – para ajudar nos deslocamentos dos jovens na capital fluminense.

Todo o material produzido será veiculado no site da Agência Jovem de Notícias (www.agenciajovem.org) e no site da campanha Rio+Você (www.riomaisvoce.org), bem como nas páginas e redes sociais das organizações parceiras dessa iniciativa.

Se você é usuário do Facebook, curta a página do UNICEF Brasil nessa rede social e receba essas atualizações no seu mural!

 

 

 

 

Rio+20

Acompanhe as ações da Rio+20 em nossas redes sociais.

 
unite for children