Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Municípios participam do 6º Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF em Rondônia

O evento será realizado na quarta-feira 30 de maio, com a participação dos 42 municípios que permanecem na conquista do Selo UNICEF e vão planejar a realização do 2º Fórum Comunitário

Manaus, 28 de maio – Será realizado nesta quarta-feira, dia 30 de maio, em Porto Velho (RO), o 6º ciclo de capacitação do programa Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012. Realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a Petrobras e a Rede Energia e implementação técnica da Escola de Formação de Governantes do Maranhão (EFG-MA), o Selo UNICEF busca estimular e reconhecer mudanças concretas promovidas pelos municípios na vida das crianças e dos adolescentes.

Organizado em parceria com o Governo do Estado de Rondônia, o evento será no auditório do Rondon Palace Hotel, em Porto Velho. De cada município participante, estão sendo esperados o(a) articulador(a) municipal do Selo, o(a) presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e uma liderança adolescente. O objetivo do encontro é orientar o grupo sobre a realização do 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF, que deverá ser organizado por cada município. Promovido pelo CMDCA, com apoio da Comissão Municipal Pró-Selo, o 2º Fórum será acompanhado por um profissional contratado e capacitado pelo UNICEF.

“O 2º Fórum será o momento de a comunidade avaliar os resultados do trabalho desenvolvido pelo município para avançar na garantia dos direitos de cada menino e menina”, esclarece Eliana Almeida, coordenadora do escritório do UNICEF em Manaus. “É essencial fortalecermos a participação dos diferentes setores da comunidade na discussão e acompanhamento das ações e políticas locais voltadas para a infância e adolescência”, completa.

Em toda a Amazônia Legal brasileira, 213 municípios confirmaram a realização do 2º Fórum. Em Rondônia, são 42: Alta Floresta d'Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Alvorada d'Oeste, Ariquemes, Buritis, Cabixi, Cacaulândia, Cacoal, Campo Novo de Rondônia, Candeias do Jamari, Cerejeiras, Colorado do Oeste, Corumbiara, Costa Marques, Cujubim, Espigão d'Oeste, Governador Jorge Teixeira, Guajará-Mirim, Itapuã do Oeste, Jaru, Ji-Paraná, Machadinho do Oeste, Ministro Andreazza, Montenegro, Nova Mamoré, Nova União, Novo Horizonte do Oeste, Ouro Preto do Oeste, Pimenteiras do Oeste, Porto Velho, Presidente Médici, Primaveras de Rondônia, Rio Crespo, Rolim de Moura, São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé, Seringueiras, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá, Vale do Paraíso e Vilhena.

“Sabemos do grande esforço dos municípios que estão sofrendo com as inundações para realizar todas as atividades. Por isso, o UNICEF prorrogou o prazo de realização do 2º Fórum para os municípios reconhecidos em situação de emergência pela Secretaria Nacional de Defesa Civil”, informa Eliana Almeida. Nesse caso, o prazo estendeu-se até 31 de julho de 2012. Os demais municípios devem programar o 2º fórum até 5 de julho. Entretanto, o UNICEF recomenda atenção para a legislação eleitoral e o calendário das Eleições 2012, e alerta que, a partir do dia 7 de julho, os Fóruns Comunitários não poderão contar com a presença de candidatos a cargos no Executivo e Legislativo.

Com o 2º Fórum Comunitário, o Programa Selo UNICEF inicia sua etapa final, com a avaliação dos avanços conquistados pelos municípios. Até o final do ano, o UNICEF vai monitorar o desempenho de 33 indicadores sociais ligados à Saúde, Educação e Assistência Social. Também serão valorizadas atividades de Participação Social, como os Fóruns Comunitários. O resultado final será anunciado em novembro, com o reconhecimento internacional dos municípios.

Agenda
O quê: 6º Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF Município Aprovado em Rondônia
Quando: Quarta-feira 30 de maio, das 8h às 17h30
Onde: Auditório do Rondon Palace Hotel – Av. Governador Jorge Teixeira, nº 491, Nossa Senhora das Graças, Porto Velho, Rondônia

Informações para imprensa
Emly Costa (Escritório do UNICEF em Manaus)
Telefone: (92) 3632 1829
E-mail: ecosta@unicef.org

Immaculada Prieto (Assessoria de Comunicação, UNICEF em São Luís)
Telefone: (98) 4009 5700 ou 8111 7492
E-mail: iprieto@unicef.org

 

 
unite for children