Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Mostra promove troca de experiências para a garantia dos direitos dos bebês

Canela (RS), 21 de maio – De 16 a 18 de maio, Canela (RS), berço da Semana do Bebê, acolheu a I Mostra Internacional das Semanas do Bebê, realizada pelo UNICEF e parceiros. O evento reuniu mais de 100 participantes e 16 experiências de municípios de todo o País que mobilizaram suas comunidades e mais diversos atores sociais pelos direitos da primeira infância e da gestante nas atividades que realizaram na Semana do Bebê de 2011.

Por uma provocação do UNICEF, que lançou, em 2010, publicação sobre como realizar a Semana do Bebê, cerca de 400 municípios já realizaram a Semana do Bebê. Deste total, oitenta se inscreveram para apresentar suas experiências na I Mostra. “Foi muito difícil escolher apenas 16 município entre tantos que fizeram Semanas do Bebê com tanta dedicação. Para nós do UNICEF, é muito importante ver essa estratégia de mobilização transformando a vida de nossos bebês e de suas mães em todo o País”, explicou Cristina Albuquerque, coordenadora do Programa de Desenvolvimento Infantil e do Programa de HIV/aids do UNICEF no Brasil.

Ao final do evento, foi decidido que a cidade que sediará, em 2016, a próxima Mostra Internacional das Semanas do Bebê será Belém. Isso demonstra o comprometimento do Pará – que institui uma lei estadual para a realização da Semana do Bebê em todo o Estado – com essa estratégia de mobilização. 

Garantindo direito em todos os lugares – Um dos destaques da I Mostra foi a Semana do Bebê realizada no Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa. A unidade prisional, localizada no município de Aquiraz (CE), onde cumprem pena mais de 400 mulheres, entre elas, 16 gestantes e 11 mães com bebês de até 1 ano, que, para garantir o direito ao aleitamento materno, ficam na unidade até o primeiro aniversário.

“No início, as internas estavam um pouco retraídas com a ideia. Nós não chegamos com nada pronto. A gente conversou com as internas e elas escolheram os temas. Foi uma semana de aprendizado muito intenso”, disse a diretora do Instituto Penal Analupe Araújo de Sousa.

“A Semana do Bebê também ajudou a mobilizar os profissionais que trabalham no presídio, como assistentes sociais, psicólogos e demais profissionais. Depois do evento, todo mundo passou a olhar de uma maneira diferente para as gestantes e as mães com bebês”, completa Analupe.

Selo UNICEF mobiliza para a Semana do Bebê – “Eu fiquei sabendo da Semana do Bebê pelos ciclos de capacitação do Selo UNICEF feitos pelo escritório do UNICEF em Belém”. Foi assim que a articuladora do Selo UNICEF no município paraense de Oriximiná, Creuzarina Barreto, ficou sabendo da capacidade de mobilização da Semana do Bebê.

Dessa forma, ela teve acesso à publicação Como realizar a Semana do Bebê em seu município: 10 anos priorizando a primeira infância em Canela, e então reuniu os mais diversos atores da comunidade para realizar sua semana pela primeira infância.

Para apresentar a experiência de Oriximiná, localizado na fronteira com a Guiana, Creuzarina teve que enfrentar quase dois dias de viagem, de barco, avião e carro, para chegar à Canela.

Mostra Internacional das Semanas do Bebê – O objetivo dessa iniciativa é promover a troca de experiências entre países e Estados e municípios brasileiros e discutir as formas mais efetivas de fazer com que a Semana do Bebê contribua com a garantia dos direitos de mães, gestantes e crianças de até 6 anos de idade.

A I Mostra Internacional das Semanas do Bebê foi uma iniciativa do UNICEF e da Prefeitura Municipal de Canela, com o apoio da Procter & Gamble, da Rio Grande Energia (RGE), do Itaú, da Ulbra e da UCS.

Sobre a Semana do Bebê – A proposta da Semana do Bebê é reunir esforços de governos e da sociedade em torno da garantia dos direitos das gestantes, mães e seus filhos. Em cada município, são realizadas parcerias para a realização de diferentes atividades: oficinas, cursos, palestras e atividades artísticas e culturais. A data da ação também fica a critério de cada município, mas a ideia é que ela se repita a cada ano. Muitos municípios, a exemplo de Canela, aprovaram Lei Municipal criando formalmente a iniciativa.

Mais informações
Assessoria de Comunicação do UNICEF no Brasil
Estela Caparelli
E-mail: mecaparelli@unicef.org

Pedro Ivo Alcantara
E-mail: pialcantara@unicef.org

 

 
unite for children