Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Mostra Internacional apresenta experiências de mobilização municipal em favor da primeira infância

Evento, que reunirá experiências de municípios brasileiros, é promovido pelo UNICEF e será realizado durante a 13ª Semana do Bebê de Canela (RS), município pioneiro na realização da iniciativa

Brasília, 9 de maio – Entre os dias 16 e 18 de maio, o UNICEF realizará a I Mostra Internacional das Semanas do Bebê em Canela, Rio Grande do Sul. No evento, dezesseis municípios que já realizaram a Semana do Bebê apresentarão suas experiências de mobilização em favor da primeira infância (ver lista dos municípios abaixo).

Os trabalhos foram selecionados por meio processo seletivo que contou com a participação de 80 municípios de várias regiões do País. Cada trabalho foi analisado por um grupo formado por três avaliadores representando o UNICEF e organizações parcerias.

Além da apresentação das 16 experiências municipais, a programação contará com conferências, mesas redondas, atividades culturais e artísticas.

O evento terá a participação de representantes de Portugal, da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado Ceará (que apresentará a experiência realizada em presídio feminino), e das cidades do Rio de Janeiro e Castanhal, no Pará.

O objetivo é promover a troca de experiências entre países e Estados e municípios brasileiros e discutir as formas mais efetivas de fazer com que a Semana do Bebê contribua com a garantia dos direitos de mães, gestantes e crianças de até 6 anos de idade.

A I Mostra Internacional das Semanas do Bebê é uma iniciativa do UNICEF e da Prefeitura Municipal de Canela, com o apoio da Procter & Gamble, da Rio Grande Energia (RGE), do Itaú, da Ulbra e da UCS.

Confira aqui a programação da Mostra

Mobilização em Canela – A mostra será realizada durante a 13ª Semana do Bebê de Canela, que ocorrerá entre os dias 13 e 20 de maio. O município gaúcho foi o primeiro a lançar a iniciativa que, em 2010, foi sistematizada e disseminada pelo UNICEF em outras regiões do País. Só ano passado, 127 novos municípios, como o Rio de Janeiro, aderiram a essa metodologia.

Durante o evento, serão realizadas oficinas, seminários e atividades nas áreas de saúde, educação, cultura e lazer.

Confira aqui a programação em Canela: http://www.semanadobebe.com.br/programacao/

Sobre a Semana do Bebê – A proposta da Semana do Bebê é reunir esforços de governos e da sociedade em torno da garantia dos direitos das gestantes, mães e seus filhos. Em cada município, são realizadas parcerias para a realização de diferentes atividades: oficinas, cursos, palestras e atividades artísticas e culturais. A data da ação também fica a critério de cada município, mas a ideia é que ela se repita a cada ano. Muitos municípios, a exemplo de Canela, aprovaram Lei Municipal criando formalmente a iniciativa.

A importância da atenção à primeira infância – Os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Por isso, representa uma janela de oportunidades. A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social.

Conheça os municípios que apresentarãoo suas experiências na Mostra

Município UF
Abaetetuba PA
Acarau CE
Acopiara CE
Bela Cruz CE
Campina Grande PB
Codó MA
Itupeva SP
Juina MT
Major Sales RN
Malacacheta MG
Morros MA
Nova Mutum MT
Oriximiná PA
Pacajus CE
Santa Bárbara do Pará PA
Santiago RS

 

 
unite for children