Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Adolescentes e jovens debatem, em Belo Horizonte, Copa do Mundo e inclusão esportiva

* Com informações da Assessoria de Comunicação Institucional da Rede MG Cidadania

© UNICEF/IIDAC/Nicholas Scharnik

Belo Horizonte, 26 de março – Adolescentes e jovens estarão reunidos na capital mineira hoje e amanhã (26 e 27 de março), com o propósito de promover a integração e a participação qualificada na discussão de políticas públicas para o esporte seguro e inclusivo. Participarão ainda do encontro representantes de Secretarias de Estado, Conselhos, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, da comunidade e de organizações sociais.

As jovens lideranças também conhecerão as ações preparatórias para a Copa do Mundo de 2014 definidas pelos governos municipal e estadual e elaborarão sugestões que serão entregues aos representantes do poder público. O evento em Belo Horizonte será o quarto da série de encontros da Rede de Adolescentes e Jovens pelo Esporte (Rejupe) realizados nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo (veja calendário abaixo).

Para o Coordenador da Rede MG Cidadania, Walfredo Rodrigues, o encontro será um momento importante tanto para os adolescentes quanto para a cidade. “É preciso mobilizar a juventude democraticamente para a construção integrada de políticas públicas voltadas para o Esporte”.

Sobre a Rejupe – A Rede de Adolescentes e Jovens pelo Esporte (Rejupe) foi criada em abril de 2011 durante o Encontro Nacional dos Adolescentes pelo Direito ao Esporte Seguro e Inclusivo, realizado, no Rio de Janeiro, pelo UNICEF em parceria com o Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (Iidac), o Instituto Esporte & Educação (IEE), o Sesc e o Centro de Promoção da Saúde (Cedaps).

A Rede é um espaço de participação e integração com o objetivo de proporcionar a troca de experiências entre adolescentes, jovens e grupos de participação cidadã de diversas regiões do País para consolidar ações de defesa e promoção do direito ao esporte seguro e inclusivo para todas as crianças e adolescentes do Brasil.

Os esforços da Rejupe também se direcionam para a mobilização de um número cada vez maior de adolescentes para o debate sobre o legado social dos megaeventos esportivos desta década. Em Belo Horizonte (MG), a Rejupe será formada com mobilização e apoio da Rede Mineira da Cidadania.

Desde sua criação, a Rejupe conta com adolescentes representantes nas 12 cidades-sede da Copa 2014. Uma iniciativa do UNICEF, em parceria com o Iidac, a Rede constitui um espaço de integração e discussão dos adolescentes e jovens brasileiros sobre o direito ao esporte.

Serviço
O quê: Seminário Mineiro da Rejupe
Quando: Dias 26 e 27 de março, das 14h30 às 17h30
Onde: Câmara Municipal de Belo Horizonte – Avenida dos Andradas, 3100, Bairro Santa Efigênia, Belo Horizonte

Mais informações: www.redemgcidadania.org.br

Assessoria de Comunicação Institucional
Walfredo Rodrigues e Aline Cristiane
Telefones: 8708 1497; 9204 6287; 8309 9007

Conheça o calendário de eventos da Rejupe nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014

Salvador 27 e 28 de fevereiro
Rio de Janeiro 19 e 20 de março
Manaus 22 e 23 de março
Belo Horizonte 26 e 27 de março
Recife 29 de março
São Paulo 29 de março
Cuiabá 31 de março
Fortaleza 10 de abril
Natal 13 de abril
Novo Hamburgo, subsede Porto Alegre 18 de abril
Ponta Grossa, subsede Curitiba 20 de abril
Brasília a confirmar

 

 
unite for children