Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Pará realiza a Primeira Semana Estadual do Bebê

O Estado quer mobilizar todos os municípios e a sociedade para a primeira infância

Belém, 16 de março – O Governo do Pará, em parceria com o UNICEF, realiza a I Semana Estadual do Bebê do País. De 14 a 18 de maio, serão desenvolvidas dezenas de atividades, entre oficinas, palestras, encontros, atividades culturais, nos municípios polos e naqueles que aderirem à iniciativa. Os municípios polos, onde o governo do Estado concentrará as atividades de capacitação e qualificação, são Altamira, Santarém, Marabá, Soure e Belém.

O evento é destinado às crianças, aos adolescentes, às suas famílias, aos técnicos e profissionais de saúde, educação e assistência social, aos gestores municipais e à sociedade em geral. Movimentos sociais, ONGs, organizações do Judiciário, associações de prefeituras e outras instituições também vão participar da iniciativa.

A proposta é mobilizar os municípios para adesão à iniciativa. Os municípios poderão facilitar a participação de seus técnicos e gestores nas atividades que serão realizadas nos municípios polos e/ou realizar a Semana do Bebê municipal, desenvolvendo atividades em suas cidades e promovendo a mobilização local para os direitos das crianças de até 6 anos de idade.

A Semana do Bebê é realizada anualmente há mais de 10 anos em Canela, município da Serra Gaúcha, e difundida em 25 municípios do Rio Grande do Sul, além de cidades em Portugal, na Argentina e no Uruguai.

O UNICEF, ao reconhecer o grande potencial dessa iniciativa como estratégia de mobilização social em prol da primeira infância, decidiu lançar a Semana em outras regiões do País. O Governo do Pará, preocupado em acelerar os impactos sobre a vida das crianças em todo o Estado, adotou como estratégia a realização da Semana.

Fora do Estado gaúcho, a primeira cidade brasileira a realizar o evento foi Acará (PA), em novembro de 2010. A Semana é estratégica para mobilização da sociedade para o debate sobre o direito a sobreviver e se desenvolver de cada criança e cada adolescente na Amazônia. Depois de Acará, mais de 30 municípios já realizaram a Semana do Bebê na Amazônia.

A realização da Semana deixa de herança o aprendizado do trabalho em rede, uma realidade sem possibilidades de retrocesso no município, e um novo olhar em relação ao bebê. A principal mensagem da Semana, absorvida pela comunidade, a partir da experiência de Canela, foi a da importância de cuidar do bebê desde a gestação, favorecendo uma ligação segura entre mãe e filho, indispensável para que a criança desenvolva todo o seu potencial cognitivo, motor e socioafetivo.

A sua organização visa disseminar atitudes e práticas inovadoras e fazer da criança, na prática, prioridade absoluta nas políticas públicas. O principal resultado esperado é a melhoria na oferta dos serviços de saúde, educação, assistência social e outros que promovam, garantam e protejam os direitos de cada criança paraense. Mas, para que isso aconteça, é preciso mobilização, convocação de vontades das pessoas que vão planejar todas as ações, disciplina, perseverança, adesão e envolvimento da coletividade.

Mais informações
Escritório do UNICEF em Belém
Telefone: (91) 3073 5700
E-mail: belem@unicef.org

 

 
unite for children