Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Novo representante do UNICEF no Brasil visita a Amazônia Legal brasileira

Gary Stahl vai aos Estados do Maranhão, Pará e Amazonas, onde se reúne com autoridades e parceiros, incluindo lideranças indígenas e adolescentes da região

Brasília, 6 de fevereiro de 2012 – Nesta segunda-feira, dia 6 de fevereiro, o representante do UNICEF no Brasil, Gary Stahl, chega a São Luís do Maranhão, onde inicia sua primeira visita a Estados brasileiros desde que assumiu o cargo no início de dezembro de 2011. Do Maranhão, Gary segue para o Pará e depois para o Amazonas – os três Estados onde há escritórios do UNICEF na região. O representante do UNICEF se reúne com a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, nesta segunda-feira (6/2), e com o governador do Pará, Simão Jatene, nesta quarta-feira (8/12). Além disso, terá encontros com parceiros do UNICEF nos três Estados e com adolescentes.

Em todo o roteiro, o Gary Stahl será acompanhado pela representante-adjunta do UNICEF no Brasil, Antonella Scolamiero, e pelo gerente de mobilização de recursos e parcerias do UNICEF no Brasil, Wim Desmedt. Em Manaus, também fará parte da comitiva o especialista do UNICEF em Direitos da Infância Indígena e Afrodescendente para a Região da América Latina e Caribe, Miguel Hilario-Manenima.

Esta visita expressa o compromisso do UNICEF em fortalecer sua atuação na região. A Amazônia Legal brasileira permanece como um dos territórios prioritários no novo ciclo de cooperação do UNICEF com o Brasil, que se inicia em 2012 e segue até 2016. “Para o Brasil avançar ainda mais na garantia dos direitos de cada criança e adolescente, é essencial enfrentarmos as desigualdades e valorizarmos as diferenças. Como sabemos, a Amazônia Legal brasileira é umas das regiões com os mais preocupantes indicadores sociais do País. Os meninos e meninas da Amazônia merecem nossa atenção”, explica Gary.

Agenda intensa – Nesta segunda-feira, às 15h, a primeira audiência será no Palácio dos Leões, na capital maranhense, com a governadora Roseana Sarney. Amanhã (7/2), Gary participará de um encontro de adolescentes blogueiros de diferentes municípios que fazem parte do Selo UNICEF Município Aprovado no Maranhão. Durante o evento, que será realizado no município de Arari, o representante do UNICEF vai dialogar com os meninos e meninas sobre o direito de ser adolescente, de participar e se comunicar.

No Pará, Gary conhecerá o Espaço Acolher, da Santa Casa do Pará, criado em 2006 para atender as vítimas de escalpelamento e acompanhantes que, após a alta do hospital, precisam continuar o tratamento, que pode durar mais de um ano. No espaço são oferecidos hospedagem, alimentação e atendimento integrado. O escalpelamento é um acidente que atinge principalmente as mulheres e meninas ribeirinhas. O representante do UNICEF no Brasil se encontra com o governador Simão Jatene na quarta-feira (8/2), às 8h30.

No Estado do Amazonas, além da capital, o roteiro inclui uma visita ao Alto Solimões, onde Gary se encontrará com parceiros locais e lideranças indígenas, e ainda conhecerá o cartório do Hospital Municipal de Benjamin Constant, que tem sido referência no combate ao sub-registro de nascimento e na garantia do direito da criança indígena a ter o nome na língua materna expresso no documento.

Gary Stahl
Representante do UNICEF no Brasil desde dezembro de 2011. Antes de iniciar essa nova missão, Gary foi, por dois anos, representante da organização no Chile. Ele trabalhou também como Diretor Adjunto do Setor de Parcerias Públicas do UNICEF, em Nova Iorque, de 2004 a 2009.

Gary iniciou sua carreira no UNICEF, em 1994, como Coordenador da Operação de Emergência no Sudoeste da Ruanda, onde supervisionou atividades programáticas que atendiam mais de 400 mil pessoas desalojadas no país. Mudou-se para Kigali, capital ruandesa, em 1995, já na função de Chefe de Operações de campo. A partir de julho de 1997, Gary Stahl atuou com Oficial de Programas em Lima, Peru, trabalhando em projetos de combate à extrema pobreza nos Andes, na Amazônia e em periferias de áreas urbanas. Em abril de 2000, tornou-se Chefe de Operações, Vice-Presidente de Programas e Tesoureiro da Fundação NetAid, em Nova Iorque. De abril de 2003 a 2004, exerceu a função de Representante do UNICEF na Nicarágua.

Gary, que é estadunidense, é graduado em Estudos Internacionais e Língua Espanhola pela Universidade de Iowa e mestre em administração pública pela Universidade de Harvard.

Entrevista à imprensa
• Em São Luís (MA): Após a audiência com a governadora Roseana Sarney, dia 6/2, às 15h, no Palácio dos Leões, Centro.
• Em Belém (PA): Após a audiência com o governador Simão Jatene, dia 8/2, às 8h30, no Comando Geral da Polícia Militar, Almirante Barroso, nº 2513

Assessoria de Comunicação do UNICEF no Brasil:
Pedro Ivo Alcantara (Brasília) – (61) 3035 1983 – pialcantara@unicef.org
Immaculada Prieto (São Luís) – (98) 4009 5700 ou 8111 7492 – iprieto@unicef.org
Ida Pietricovsky Oliveira (Belém) – (91) 3073 5700 – ipoliveira@unicef.org
Daniela Silva (Manaus) – (92) 3632 1829 – dsilva@unicef.org

 

 
unite for children