Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

UNICEF entra em campo e surpreende no amistoso entre Flamengo e Corinthians

Londrina (PR), 15 de janeiro de 2012 – Tudo indicava que seria mais um amistoso entre dois gigantes do futebol brasileiro, entretanto, antes de a partida começar, entrou em campo uma faixa gigante onde se lia a frase "Todas as crianças têm direito a esporte". A ação faz parte da estratégia do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para promover o direito ao esporte. A criação e produção da mobilização foi feita pela agência de publicidade Ogilvy (que trabalhou de forma probono) e contou com o apoio do Flamengo e do Corinthians.

O representante do UNICEF no Brasil, Gary Stahl, agradeceu aos dois times por terem aceitado participar da ação. "Estamos gratos ao Flamengo e ao Corinthians por terem permitido esta ação em campo, participando assim na promoção de um futebol mais cidadão, capaz não apenas de emocionar torcedores, mas também de construir uma sociedade mais justa". Gary destaca que o Flamengo é o primeiro time no Brasil que traz a marca do UNICEF na camisa dos jogadores, simbolizando o comprometimento do Clube com os direitos da infância, mas ele acredita que todos os clubes esportivos e os atletas possam divulgar mensagens e atitudes positivas, contribuindo para fazer a diferença na vida de crianças e jovens. "Por isso, nosso lema é Todos juntos pelas crianças", complementa.

Para o diretor de criação da Ogilvy, Fred Saldanha, esta é uma oportunidade de mostrar como o poder do esporte pode ser colocado a serviço de causas humanitárias, como essas que são defendidas pelo UNICEF. "Para nós é uma alegria e uma honra muito grande podermos contribuir com o nosso trabalho na promoção dos direitos das crianças, por isso, somos parceiros do UNICEF nesta ação".

O UNICEF tem trabalhado o tema do esporte há alguns anos. Entretanto, em decorrência dos megaeventos esportivos que acontecerão no Brasil nos próximos anos, vem ampliando suas estratégias nessa área. No ano passado, iniciou o movimento para a formação de redes de adolescentes pelo direito ao esporte seguro e inclusivo nas 12 cidades-sede da Copa; desde 2008, vem mobilizando os municípios da região do Semiárido e da Amazônia para a criação de políticas públicas para a prática do esporte; e, em novembro passado, fechou uma parceria com o Flamengo, que aderiu ao termo de compromisso "Meu time é nota 10", conjunto de 10 princípios para promoção e proteção dos direitos da infância na prática esportiva.

Esta ação é a primeira do UNICEF para o ano de 2012 na área do esporte. A organização tem um plano de trabalho em andamento com o Flamengo, mas espera atrair novos parceiros no mundo esportivo, para que sigam o exemplo do time carioca e também se tornem defensores e promotores dos direitos da infância. 

Mais informações
Alexandre Amorim
(61) 8166-1636/3035-1947 – aamorim@unicef.org 

Sandra Azedo
(11) 7637-4471/3024-5883 – Sandra.azedo@ogilvy.com

 

 
unite for children