Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Cartoon Network América Latina lança a campanha Chega de bullying, não fique calado

Bullying não é brincadeira. Ele faz sofrer e pode causar graves danos a alguém.
Não é legal. É hora de se mexer para acabar com o bullying

Em parceria com a Plan International e o Boomerang

Panamá, 22 de novembro – Preocupado com o aumento do bullying, que está afetando um número cada vez maior de crianças na América Latina, o Cartoon Network lança hoje uma grande campanha multiplataforma, chamada Chega de bullying, não fique calado. A iniciativa, que está sendo desenvolvida sob a bandeira do Movimento Cartoon, o braço de responsabilidade social do canal, durará vários anos e visa conscientizar e reduzir o bullying entre os jovens na região.

A campanha de combate ao bullying – a primeira iniciativa do tipo a englobar toda a região – segue na esteira das pesquisas do Cartoon Network e de outras instituições, que mostram que o bullying afeta milhões de crianças em toda a América Latina e é uma preocupação significativa para pais, educadores, especialistas e para as próprias crianças. Um novo relatório regional realizado pela organização não governamental Plan International e pelo UNICEF estima que 50% a 70% das crianças do ensino fundamental e médio já presenciaram ou foram vítimas de bullying.

“Onde quer que aconteça, não importando a forma que assuma, o bullying é inaceitável. Acreditamos que a nossa campanha possa ajudar a capacitar crianças e adultos a reduzir e prevenir o bullying”, diz Barry Koch, vice-presidente sênior e gerente geral do Cartoon Network, Boomerang e Tooncast América Latina. “Contando com os recursos da Turner Broadcasting América Latina e parceiros como a Plan International, estamos convocando um esforço concentrado para que crianças e adultos se sensibilizem para esse problema por meio da educação, do diálogo, da compreensão e da tolerância. Vamos continuar a identificar parceiros e a apoiar outras campanhas contra o bullying para promover o direito das crianças de crescer livres desse tipo de violência”.

A campanha é inspirada na bem-sucedida iniciativa Stop Bullying: Speak Up, feita pelo Cartoon Network nos Estados Unidos, e que destaca o papel que as testemunhas do bullying e que os adultos responsáveis podem ter no combate ao problema. Também são usados como base os resultados da extensa pesquisa qualitativa realizada pelo Cartoon Network América Latina no Brasil, Argentina e México em abril de 2011. Os parceiros iniciais incluem a Plan International e o Boomerang.

A primeira fase da campanha, que começa dia 28 de novembro, terá como objetivo principal a conscientização e o combate à crença comum de que o bullying é de alguma maneira aceitável, “parte normal da infância” ou “apenas uma brincadeira”. A campanha Chega de bullying, não fique calado terá anúncios de utilidade pública protagonizados por populares personagens dos desenhos para transmitir mensagens atraentes e informativas às crianças. Usando o conceito do Movimento Cartoon, “A vida não é desenho animado”, os spots recrutam personagens de As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy para ilustrar as sérias consequências do bullying para as vítimas, assim como para as testemunhas e aos próprios agressores.

O site www.chegadebullying.com.br fornecerá informações para crianças, pais e educadores, além de dicas práticas de como prevenir ou lidar com o bullying.

Organizações que combatem o bullying escolar, como a ONG Plan International, de atuação global, estão em parceria com o Cartoon Network para promover a campanha. “Por meio do nosso trabalho em mais de 3.600 escolas e de acordos com vários Ministérios da Educação na região, estamos elevando a conscientização sobre a violência nas escolas e treinando professores. Estamos entusiasmados para ampliar o impacto de nossos programas com a chegada da campanha do Cartoon Network”, afirma Roland Angerer, diretor regional da Plan International. Aprenda sem Medo (www.aprendesinmiedo.com) é a campanha da Plan International para criar escolas livres de violência em 50 países ao redor do mundo.

Cartoon Network América Latina, rede de TV por assinatura com transmissão 24 horas da Turner Broadcasting System, Inc., traz os melhores personagens animados e live-action em desenhos, filmes, videoclipes e games, por meio de diversas plataformas incluindo TV, internet, eventos, produtos licenciados e meios móveis. O canal foi lançado em 30 de abril de 1993 e é transmitido na América Latina em mais de 38 milhões de domicílios em português, espanhol e inglês.

Movimento Cartoon é o abrangente programa de responsabilidade corporativa do canal, que inclui alianças para o desenvolvimento social, ações na comunidade, programação, publicidade e marketing. O programa tem como objetivo unir os espectadores do Cartoon Network, seus funcionários e outros parceiros na região que queiram contribuir para transformações positivas – e se divertir no processo.

Plan International é a mais antiga e maior organização para o desenvolvimento das crianças em todo o mundo. Atua em 50 países em desenvolvimento da África, Ásia e das Américas para promover os direitos das crianças e tirar milhões delas da pobreza. A Plan trabalha em cerca de 38 mil comunidades por ano, cobrindo uma população de mais de 28 milhões de crianças. Plan é independente, sem filiações religiosas, políticas ou governamentais, e tem a visão de um mundo no qual todas as crianças podem atingir seu potencial total dentro de uma sociedade que respeita os direitos das pessoas e a dignidade.


Mais informações:
Cartoon Network
Larissa Pissarra 
Telefone: 1 (404) 885-4398
E-mail: larissa.pissarra@turner.com
Sabrina Yamamoto
Telefone: (11) 5501-6715
E-mail:  sabrina.yamamoto@turner.com
Camila Nobre
Telefone: (11) 5501-6975
E-mail: camila.nobre@turner.com

Plan International
Marti Ostrander
Telefone: (507) 317-1700
E-mail:  marti.ostrander@plan-interantional.org

 

 
unite for children