Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Nota de Esclarecimento – Situação da Adolescência Brasileira 2011

Brasília, 2 de dezembro – Em relação à declaracão do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) sobre a metodologia adotada pelo relatório Situação da Adolescência Brasileira 2011, o UNICEF esclarece que:

– o relatório utiliza os dados da PNAD de 2004 a 2009, fornecidos pelo IBGE, com a proporção de adolescentes de 12 a 17 anos vivendo em famílias com renda de até ¼ de salário mínimo, que era a metodologia usada no Brasil para identificar a extrema pobreza;

– em 2011, o governo brasileiro estabeleceu, como mencionado na página 30 do relatório, uma nova linha da extrema pobreza de R$ 70 de renda per capita por mês. O relatório não utilizou essa nova linha por não dispor de dados desagregados por faixa etária para o período analisado.

Recebemos com satisfação a informação de que, nessa nova metodologia, a proporção de adolescentes vivendo em extrema pobreza caiu, uma tendência já verificada pelo relatório para a população em geral.

Aguardamos a reunião com MDS para ter acesso a esses dados e à metodologia utilizada.

Manifestamos nossa alegria com a declaração do MDS que, ao reconhecer que crianças e adolescentes são os mais afetados pela pobreza, reafirmou a prioridade absoluta dada a esses grupos nas políticas públicas do País.

O UNICEF reafirma sua disposição em continuar sua parceria com o governo para desenvolver estratégias de combate à extrema pobreza, prioritariamente entre crianças e adolescentes.

 

 
unite for children