Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Novembro: Mês da Consciência Negra

Brasília, 20 de novembro – O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. Ainda que o ponto alto da celebração aconteça na data da morte de Zumbi dos Palmares, diversas atividades estão sendo realizadas ao longo do mês de novembro. Confira programação em http://www.seppir.gov.br/destaques/novembro-mes-da-consciencia-negra/novembro-mes-da-consciencia-negra

Neste Ano Internacional dos Afrodescendentes, instituído por resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Nacional da Consciência Negra envolveu diversos países nos debates sobre o tema. No Brasil, o ponto alto dessa celebração foi o Afro XXI – Encontro Ibero-americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes, que aconteceu em Salvador, de 16 a 19 de novembro. O evento reuniu representantes de países sul-americanos, caribenhos, africanos e ibero-americanos, que participaram de debates sobre a situação atual da população negra nesses países.

O documento final do evento, intitulado Declaração de Salvador, foi assinado por cinco chefes de Estado e pelos delegados de outros 11 países presentes na reunião. O documento prevê a criação de um fundo internacional para ações de reparação aos afrodescendentes e de combate ao racismo, além de instituir Salvador como a Capital Afrodescendente da Ibero-América.

Durante o evento, foi lançado o Guia de Orientação das Nações Unidas no Brasil para Denúncias de Discriminação Étnico-Racial, criado em parceria entre agências da ONU no Brasil e a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir).

A publicação faz parte do trabalho do UNICEF de promoção de equidade racial. Desde novembro do ano passado, o UNICEF no Brasil vem mobilizando governos e sociedade para promover e proteger o direito à igualdade étnico-racial desde a infância por meio da campanha "Por uma infância sem racismo". Saiba como participar em http://www.infanciasemracismo.org.br/participe/

Com informações do site da Seppir

 

 
unite for children