Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

A paixão pelos esportes em favor de crianças e adolescentes

UNICEF e Flamengo, um dos times de futebol mais populares do Brasil, iniciam parceria pela promoção e proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes, dentro e fora do clube, que mobilizará atletas e torcedores no Brasil

Rio de Janeiro, 5 de novembro – Marcus Paulo da Silva, 17 anos, vibra ao falar sobre futebol. Como milhões de adolescentes brasileiros, esse é o esporte favorito do estudante, que vive em Parque Horácio, umas das comunidades populares do Rio de Janeiro.

Desde 2008, Marcus está atuando em sua comunidade para realizar os direitos de meninas e meninos. Ele faz parte do grupo de adolescentes comunicadores da Plataforma dos Centros Urbanos, iniciativa do UNICEF e seus parceiros para reduzir as iniquidades que afetam a vida de meninas e meninos que vivem nas áreas mais desfavorecidas das grandes cidades brasileiras.

Marcus e Marcela Alvaro de Mattos, 16 anos, que também atua na Plataforma, deram voz às expectativas dos adolescentes durante o evento de lançamento da parceria entre o UNICEF e o Flamengo, clube esportivo com cerca de 40 milhões de torcedores.

“A prática de esportes é muito importante para nossa vida. É, acima de tudo, um direito garantido pelas leis internacionais e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente”, disse Marcus. “Estou entusiasmado com esta iniciativa, porque agora podemos contar com o Flamengo e seus torcedores para ajudar a garantir uma vida melhor para cada menina e de cada menino no Brasil.”

A parceria foi anunciada, no dia 4 de novembro, durante evento na sede do Flamengo, no Rio de Janeiro, com a participação do Diretor Executivo do UNICEF, Anthony Lake; a Presidente do Flamengo, Patricia Amorim; e o Vice-presidente de Sustentabilidade do Grupo ABC, Beto Pires Ferreira.

Também participaram do evento atletas do clube, como o nadador Cesar Cielo e os ginastas Daniele e Diego Hypolito; o técnico do Flamengo, Vanderlei Luxemburgo; Mauricio de Sousa, Escritor do UNICEF para as Crianças, e seus personagens Mônica, Embaixadora do UNICEF no Brasil, e Ronaldinho; e o escritor e artista gráfico Ziraldo, também parceiro do UNICEF.

No evento, a Presidente do Flamengo assinou o compromisso ‘Meu time é nota 10!’, um conjunto de 10 princípios relacionados à proteção e à promoção dos direitos de crianças e adolescentes – atletas e não atletas – dentro e fora do clube.

O compromisso servirá de guia para o plano de trabalho que o Flamengo realizará para fortalecer as ações de responsabilidade social do clube com o apoio do UNICEF.

O plano prevê ações e programas, que serão monitorados e avaliados pelo UNICEF por um período de um ano. A iniciativa será implementada pelo Flamengo como forma de torná-lo um clube cada vez mais envolvido com a causa da infância e da adolescência.

Está previsto, por exemplo, o estabelecimento de um código de conduta interno nos centros de treinamento para proteger e promover os direitos de crianças e adolescentes atletas, inclusive durante o processo de recrutamento.

Serão realizadas ações em áreas como saúde, educação, proteção, convivência familiar e de recreação, esportes e lazer. Também serão promovidas pelo Flamengo e UNICEF campanhas conjuntas de comunicação contra a violência, o racismo, o trabalho infantil e pela promoção do esporte seguro e inclusivo, com a participação ativa de jogadores e atletas do Flamengo.

“Vamos adotar práticas de responsabilidade social que protejam os direitos de crianças e adolescentes”, disse Patricia Amorim, após a assinar o compromisso. “Espero que os demais clubes possam seguir nosso exemplo e assinar o compromisso ‘Meu time é nota 10!’.”

Como símbolo do comprometimento do clube, a logomarca do UNICEF será exibida nas camisas dos jogadores de futebol do Flamengo.

Durante o evento, Patricia Amorim ofereceu ao Diretor Executivo do UNICEF a primeira camisa do time com a logo do UNICEF. Em troca, ele deu à Presidente do Flamengo uma camisa especial do UNICEF com a mensagem ‘Meu time é nota 10!’.

“Os olhos do mundo estarão voltados para o Brasil com a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016. E agora, graças à visão e ao comprometimento do Flamengo, o Brasil será avaliado não apenas por seus gols ou medalhas, mas também pela realização dos direitos de cada menina e cada menino de jogar em um ambiente seguro e inclusivo”, disse o Diretor Executivo do UNICEF durante o lançamento.

“Estou muito feliz de estar aqui hoje. Agora, espero que cada um de nós possa ajudar a proteger os direitos das crianças”, disse Mauricio de Sousa, Escritor do UNICEF para as Crianças, aos participantes do evento.

A parceria conta com o apoio do Grupo ABC, comandado por Nizan Guanaes. Nizan é parceiro do UNICEF desde 2005 e tem atuado voluntariamente como consultor de marketing e de responsabilidade social do Flamengo desde a posse de Patricia Amorim como presidente do clube.

UNICEF e parcerias no esporte – Nos últimos anos, importantes alianças vêm sendo realizadas pelo UNICEF na área de esportes, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes em todo o mundo.

Um dos exemplos mais emblemáticos é a parceria mantida com o clube Barcelona desde 2006. A parceria tem contribuído com os programas do UNICEF e com ações de conscientização em relação à proteção da criança, combate ao HIV/aids e esportes para o desenvolvimento.

O UNICEF também conta com o comprometimento e a influência de personalidades do mundo dos esportes para mobilizar a sociedade pela causa da infância e adolescência. No Brasil, o piloto de Fórmula 1 Felipe Massa tem participado desde 2007 de inúmeras ações e campanhas como Campeão do UNICEF para as Crianças Brasileiras.

No time internacional de embaixadores do UNICEF, estão o jogador de futebol inglês David Beckham, o tenista suíço Roger Federer, o jogador de futebol argentino Leo Messi e a jogadora de tênis americana Serena Williams.


 

 

 

 

Galeria de fotos

Fotos: © Alexandre Vidal/Fla Imagem e Fábio Caffé/UNICEF

Clique nas imagens para ampliá-las














Quando todo mundo joga junto, todo mundo ganha!


unite for children