Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Diretor Executivo do UNICEF visita Ceará para conhecer Selo UNICEF

Fortaleza, 4 de novembro – O Diretor Executivo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Anthony Lake, está no Brasil desde ontem, quinta-feira (3/11). Na agenda, encontros com as autoridades brasileiras e visita a duas iniciativas desenvolvidas pelo UNICEF nos Estados do Rio de Janeiro e do Ceará.

No Ceará, a visita acontece neste sábado, dia 5 de novembro. O Estado foi escolhido por ter sido o nascedouro, em 1999, da iniciativa Selo UNICEF Município Aprovado, que já está em sua sexta edição, com mais de 1,2 mil municípios envolvidos em todos os Estados brasileiros que integram a região semiárida (os nove Estados do Nordeste, o Espírito Santo e Minas Gerais). A mesma iniciativa foi lançada em 2009 para a Região Amazônica, envolvendo seus nove Estados.

Anthony Lake estará acompanhado da Representante do UNICEF no Brasil, Marie-Pierre Poirier. A agenda no Ceará inclui reunião com o governador Cid Gomes e visita ao município de Horizonte – escolhido entre os sete municípios que foram certificados em todas as edições do Selo UNICEF. Em Horizonte, Lake conhecerá uma escola, a comunidade quilombola do Alto Alegre e visitará uma família da comunidade.

A chegada do Diretor do UNICEF a Horizonte está prevista para as 11h, quando será recepcionado por alunos e gestores na Escola Olímpio Nogueira Lopes, na Comunidade de Alto Alegre. No auditório do Centro Cultural, nova sede da associação comunitária, os representantes do UNICEF conversarão com a comunidade, que falará de suas vivências. Na ocasião, o Diretor Executivo responderá a perguntas de adolescentes. Em seguida, Lake e sua comitiva permanecerão no auditório para uma entrevista à imprensa, prevista para as 12h30.

Sobre o Selo – O Selo UNICEF Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. A metodologia prevê a análise e o acompanhamento de indicadores de Gestão e de Impacto de Políticas Públicas, e a participação social.

A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Ao final de cada edição são certificados os municípios que mais evoluíram em seus indicadores sociais, comparados com outros municípios que têm realidade socioeconômica similar à sua. A certificação não envolve premiação em dinheiro por parte do UNICEF. O município certificado passa a poder utilizar a logomarca do projeto em sua papelaria, muros de prédios públicos e afins.

Desde 2005, quando a iniciativa Selo UNICEF passou para uma amplitude nacional, com foco no Semiárido, o projeto tem recebido o apoio da Petrobras, instituição que tem um histórico de engajamento na luta pelos direitos da criança e do adolescente.

Mais informações
Escritório do UNICEF em Fortaleza
Telefone: (85) 3306 5700
E-mail: fortaleza@unicef.org

 

 
unite for children