Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Educação infantil de qualidade ganha impulso na Baixada Maranhense

Com participação de 10 municípios da Baixada Maranhense, o projeto Diretrizes da Educação Infantil em Ação realiza encontro de encerramento hoje e amanhã, em São Bento (MA)

São Luís, 3 de novembro – Com objetivo de melhorar a qualidade da educação infantil oferecida pelos municípios, o projeto Diretrizes da Educação Infantil em Ação promove seu quinto e último encontro hoje e amanhã em São Bento (MA). Ao todo, 10 municípios da Baixada Maranhense estão participando da iniciativa, realizada pelo Instituto Avisa Lá (SP), em parceria com o UNICEF, o Ministério da Educação, o Instituto Formação (MA) e o Portal da Educação da Baixada Maranhense.

"Temos o desafio de garantir o direito de aprender a cada criança desde seus primeiros anos de vida", destaca a coordenadora do UNICEF no Maranhão, Eliana Almeida. Ela explica que, em 2009, a escolaridade obrigatória foi ampliada no Brasil, passando a ser obrigatória dos 4 aos 17 anos de idade. A primeira etapa desse atendimento, a chamada Educação Infantil, é de responsabilidade dos municípios, que devem se organizar para garantir o novo direito constitucional até o ano de 2016. "O desafio, entretanto, não é só universalizar o acesso, mas assegurar a qualidade", completa a coordenadora.

Diante desse desafio, uma estratégia fundamental é a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, que estabelecem os princípios, objetivos e conteúdos a serem trabalhados nas creches e pré-escolas de todo o País. Com esse propósito, foi criado o projeto Diretrizes da Educação Infantil em Ação. “Buscamos contribuir com a discussão e implantação de práticas de educação infantil consoantes com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil” esclarece a coordenadora do projeto, Maria Virginia Gastaldi, do Instituto Avisa Lá.

Participam do projeto coordenadores pedagógicos e educadores de creches e pré-escolas dos municípios maranhenses de Arari, Cajari, Viana, Penalva, Matinha, Olinda Nova do Maranhão, São João Batista, São Vicente Ferrer, São Bento, Palmeirândia e Pedro do Rosário. "Está sendo essencial o envolvimento e o compromisso dos secretários municipais de Educação desde o início do projeto", avalia Regina Cabral, da coordenação do Instituto Formação. "A proposta é construirmos uma política continuada de formação dos profissionais", completa.

Com o evento de hoje e amanhã, encerra-se um ciclo de cinco encontros presenciais. A cada encontro, uma equipe de educadores e cinegrafistas do Instituto Avisa Lá tem desenvolvido atividades na Creche Municipal Luciana Batista, em São Bento. Todas as brincadeiras, rodas de leitura, cantigas e teatros, entre outras atividades propostas com as crianças, são gravadas em vídeo. No dia seguinte, as gravações são assistidas e discutidas com os profissionais dos vários municípios envolvidos, buscando ampliar e aprofundar as possibilidades de trabalho com os meninos e meninas, visando ao seu desenvolvimento pleno e integral. A partir daí, as equipes foram incentivadas a criar novas experiências em sala de aula, que serão apresentadas no decorrer do encontro. Todo esse processo de formação dos professores vai resultar num material inédito a ser disseminado entre outros municípios do Maranhão e do País.

Mais informações no blog http://educainfantilnabaixadama.blogspot.com

Informações para imprensa
Immaculada Prieto
Assessora de Comunicação do UNICEF
Telefones: (98) 4009 5700 ou (98) 8111 7492
E-mail: iprieto@unicef.org

 

 
unite for children