Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

UNICEF e Itamaraty se unem para promover cooperação sul-sul para garantir direitos de crianças, adolescentes e mulheres

Com a presença do Diretor Executivo do UNICEF, as organizações assinaram memorando de entendimento para disseminar políticas sociais brasileiras a outros países em desenvolvimento

Brasília, 3 de novembro – Anthony Lake, Diretor Executivo do UNICEF, e o Ministro em exercício das Relações Exteriores, embaixador Ruy Nogueira, assinaram, hoje, às 12h30, em cerimônia realizada no Palácio do Itamaraty, um memorando de entendimento que visa promover ações de cooperação sul-sul. O objetivo da parceria é disseminar as políticas e experiências desenvolvidas no Brasil e que vêm transformando a vida de crianças e adolescentes em todo o País.

A estratégia dessa iniciativa será baseada na divulgação e reprodução de experiências de sucesso, boas práticas e lições aprendidas, guiadas por normas e padrões globais, adaptadas às realidades locais e às necessidades dos países em desenvolvimento.

Essa aprendizagem conjunta e o processo de troca de conhecimento serão desenvolvidos com o objetivo de promover a igualdade e a solidariedade entre as nações para a garantia dos direitos de suas crianças, adolescentes e famílas.

"Nós estamos muito satisfeitos em cooperar para que as boas experiências do Brasil sejam disseminadas para outros países em desenvolvimento. Essa é uma contribuição brasileira para que outras nações sigam o caminho que o País está seguindo", afirmou Anthony Lake, fazendo referência à crescente importância que o Brasil vem ganhando na arena internacional.

A cerimônia de assinatura contou com a presença da Representante do UNICEF no Brasil, Marie-Pierre Poirier, do diretor da Agência Brasileira de Cooperação do MRE, ministro Marco Farani, e de funcionários de ambas as organizações.

Visita ao Brasil – Nesta quinta-feira, 3 de novembro, Anthony Lake deu início a sua visita ao Brasil, onde realizou, em Brasília, uma série de reuniões bilaterais com ministros e outras autoridades do governo brasileiro. O objetivo da visita é discutir a cooperação e parceria que o UNICEF no Brasil vem desenvolvendo com o País para promover e garantir os direitos de cada criança e cada adolescente.

Após a visita a Brasília, Anthony Lake seguiu para o Rio de Janeiro, onde participará, nesta sexta-feira, dia 4 de novembro, do lançamento da parceria entre o Flamengo e o UNICEF Meu Time é Nota 10, que incentivará clubes de futebol a adotar práticas sociais responsáveis, sobretudo, desenvolvendo ações que garantam o pleno cumprimento dos direitos de crianças e adolescentes. Na sequência visitará o Morro dos Prazeres para conhecer as ações que o UNICEF no Brasil vem desenvolvendo no contexto da Plataforma dos Centros Urbanos.

No sábado dia 5/11, Lake vai para Fortaleza, onde se reunirá com o governador do Estado do Ceará, Cid Gomes. No mesmo dia, visita o município de Horizonte (CE). Na ocasião, o Diretor Executivo do UNICEF conhecerá a comunidade quilombola Alto Alegre e como o Selo UNICEF Município Aprovado vem apoiando o governo municipal na melhoria da qualidade de suas crianças e adolescentes.

Sobre o Diretor Executivo – Em 1º de maio de 2010, Anthony Lake iniciou seu mandato como sexto Diretor Executivo do UNICEF, trazendo mais de 45 anos de experiência de serviço público e internacional para a posição. O Diretor Executivo do UNICEF trabalhou com líderes e responsáveis por políticas públicas em todo o mundo. Em 2007 e 2008, trabalhou como conselheiro sênior de política externa para a campanha presidencial de Barack Obama, papel também desempenhado durante a campanha presidencial de Bill Clinton em 1991-1992. Ele atuou em diversas áreas da política externa, segurança nacional, ação humanitária e desenvolvimento: como conselheiro de Segurança Nacional (1993-1997), sob a presidência de Bill Clinton, e como Diretor do Departamento Estadual de Política de Planejamento, no governo Carter (1977-1981).

UNICEF no Brasil – O objetivo do novo Programa de Cooperação do UNICEF com o Brasil, para o período 2012-2016, é apoiar o País a garantir que cada criança e cada adolescente tenham assegurados seus direitos a sobreviver e se desenvolver, aprender, se proteger do HIV/aids, crescer sem violência e ser prioridade nas políticas públicas. O Programa contribuirá para que o Brasil avance rumo à universalização dos direitos da infância e da adolescência e para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), visando à erradicação da pobreza e à promoção da equidade social. O principal foco das ações do UNICEF se concentra nas crianças mais vulneráveis, sobretudo naquelas que vivem no Semiárido, Amazônia e comunidades populares dos centros urbanos, regiões que possuem alguns dos mais preocupantes indicadores sociais do País.

Mais informações
Assessoria de Comunicação do UNICEF
Letícia Sobreira
Telefone: (61) 3035 1917
E-mail: lsobreira@unicef.org

 

 
unite for children