Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Diretor Executivo do UNICEF visita o Brasil

Anthony Lake se reúne em Brasília com autoridades do governo federal. Ele também visitará o Rio de Janeiro e o Ceará

Brasília, 3 de novembro – Anthony Lake, Diretor Executivo do UNICEF, dá início a sua visita ao Brasil, nesta quinta-feira, 3 de novembro. Em Brasília, ele realizará uma série de reuniões bilaterais com ministros e outras autoridades do governo brasileiro. O objetivo da visita é discutir a cooperação e a parceria que o UNICEF no Brasil vem desenvolvendo com o País para promover e garantir os direitos de cada criança e cada adolescente.

Anthony Lake terá reuniões com a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, e com o Ministro da Educação, Fernando Haddad. Além disso, assinará um memorando de entendimento com o Ministério das Relações Exteriores. O documento terá foco no estímulo a ações de cooperação sul-sul, com objetivo de disseminar as políticas e experiências desenvolvidas no Brasil e que vem transformando a vida de crianças e adolescentes em todo o País.

Após a visita a Brasília, Anthony Lake seguirá para o Rio de Janeiro, onde participa do lançamento de uma parceria entre o Flamengo e o UNICEF, no dia 4/11, às 10h. A iniciativa, chamada Meu Time é Nota 10, incentivará clubes de futebol a adotar práticas sociais responsáveis, sobretudo, desenvolvendo ações que garantam o pleno cumprimento dos direitos de crianças e adolescentes. Na sequência, visitará o Morro dos Prazeres para conhecer as ações que o UNICEF no Brasil vem desenvolvendo no contexto da Plataforma dos Centros Urbanos.

No sábado dia 5/11, Lake segue para Fortaleza, onde se reunirá com o governador do Estado do Ceará, Cid Gomes. No mesmo dia, vai ao município de Horizonte (CE) para visitar a comunidade quilombola Alto Alegre. Na ocasião, o Diretor Executivo do UNICEF conhecerá a comunidade e como o Selo UNICEF Município Aprovado vem apoiando o governo municipal na melhoria da qualidade de suas crianças e adolescentes.

Sobre o Diretor Executivo – Em 1º de maio de 2010, Anthony Lake iniciou seu mandato como sexto Diretor Executivo do UNICEF, trazendo mais de 45 anos de experiência de serviço público e internacional para a posição. O Diretor Executivo do UNICEF trabalhou com líderes e responsáveis por políticas públicas em todo o mundo. Em 2007 e 2008, trabalhou como conselheiro sênior de política externa para a campanha presidencial de Barack Obama, papel também desempenhado durante a campanha presidencial de Bill Clinton em 1991-1992. Ele atuou em diversas áreas da política externa, segurança nacional, ação humanitária e desenvolvimento: como conselheiro de Segurança Nacional (1993-1997), sob a presidência de Bill Clinton, e como Diretor do Departamento Estadual de Política de Planejamento, no governo Carter (1977-1981).

UNICEF no Brasil – O objetivo do novo Programa de Cooperação do UNICEF com o Brasil, para o período 2012-2016, é apoiar o País a garantir que cada criança e cada adolescente tenham assegurados seus direitos a sobreviver e se desenvolver, aprender, se proteger do HIV/aids, crescer sem violência e ser prioridade nas políticas públicas. O Programa contribuirá para que o Brasil avance rumo à universalização dos direitos da infância e da adolescência e para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), visando à erradicação da pobreza e à promoção da equidade social. O principal foco das ações do UNICEF se concentra nas crianças mais vulneráveis, sobretudo naquelas que vivem no Semiárido, Amazônia e comunidades populares dos centros urbanos, regiões que possuem alguns dos mais preocupantes indicadores sociais do País.

Sobre a Plataforma dos Centros Urbanos – A Plataforma dos Centros Urbanos é uma iniciativa nacional, coordenada pelo UNICEF, que articula diversos setores da sociedade com o objetivo de garantir os direitos de cada criança e cada adolescente, especialmente daqueles que vivem nas comunidades populares das grandes cidades brasileiras. A intenção é reduzir as disparidades sociais que caracterizam os territórios urbanos e afetam a vida da população, em especial seus meninos e meninas. Nessa iniciativa, as comunidades são vistas como parte da solução. De forma conjunta com governos, organizações não governamentais, empresas, formadores de opinião, atuam para assegurar às crianças, aos adolescentes e a suas famílias o acesso a programas, projetos e serviços de educação, saúde, informação, profissionalização, esporte, lazer, cultura, participação e proteção.

Sobre o Selo UNICEF Município Aprovado – O Selo UNICEF Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. O Selo mobiliza município do Semiárido Brasileiro e da Amazônia Legal.

Mais informações
Assessoria de Comunicação do UNICEF
Letícia Sobreira
Telefone: (61) 3035 1917
E-mail: lsobreira@unicef.org

 

 
unite for children