Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Adolescente mobiliza escola para ajudar crianças africanas

© Bertaglia

São Paulo, 1º de outubro – Vencedora do prêmio Sony de Fotografia – concedido pelo UNICEF e pela World Photography Organisation (WPO) – a adolescente brasileira, Giuliane Bertaglia Correia, 16 anos, acaba de demonstrar mais uma vez a sua solidariedade com a causa dos direitos das crianças e dos adolescentes. Aproveitando a oportunidade de sua escola participar de uma feira do livro na cidade de Araçatuba (SP), onde vive, Giuliane não pensou duas vezes em procurar o UNICEF e oferecer apoio para a campanha “África Urgente”, de ajuda humanitária às crianças e suas famílias que vivem na região do Chifre da África.

“Quando eu vi que o UNICEF aqui do Brasil estava arrecadando recursos para essa emergência, eu quis ajudar. Já estive na Etiópia e vi de perto uma parte do sofrimento daquelas pessoas. Foram momentos muito fortes e emocionantes. Me sinto na obrigação de fazer alguma coisa e chamar outros jovens para participar”, disse ela.

© Giuliane Bertaglia Correia

Com o apoio da família e de sua escola, Giuliane organizou um estande com computadores ligados à internet para receber doações dos visitantes que comparecessem à Feira do Livro do Colégio Nossa Senhora Aparecida, realizada de 21 a 23 de setembro. Ela recebeu materiais de divulgação do UNICEF (folders, banners, camisetas) e, durante três dias, explicou as ações do UNICEF na região do Chifre da África e convidou as pessoas a doar. “Até as crianças menores se sentiram motivadas a ajudar, mesmo com moedas, porque ficaram sensibilizadas com o sofrimento das crianças africanas”, comentou Giuliane.

Giuliane Bertaglia Correia – A brasileira Giuliane venceu o concurso do UNICEF com uma foto de uma criança observando a cidade pela janela. Segundo ela, a imagem representa o direito de cada criança à sobrevivência e ao desenvolvimento. “Na minha foto, eu abordei dois conceitos diferentes: sobreviver e viver. Uma criança que sobrevive não vive, necessariamente. Viver remete-nos ao amor, à felicidade, ao sucesso, enquanto sobreviver significa apenas existir.”

Giuliane está terminando o ensino médio e disse que, no futuro, pretende se dedicar “à discussão das relações diplomáticas, intermediação de acordos que visem à promoção da igualdade social e à garantia dos direitos humanos”. Mas pretende também continuar se dedicando à fotografia para “se aproximar da realidade, interpretando os olhares fotográficos, e, a partir dos mesmos, buscar soluções para os problemas existentes”.

 

 
unite for children