Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

“Mãos limpas salvam vidas” – Dia Mundial de Lavar as Mãos 2011 é celebrado por milhões de pessoas em todo o mundo

Nova Iorque, 14 de outubro – Amanhã, o UNICEF junta-se a milhões de pessoas em todo o mundo para celebrar o 4º Dia Mundial de Lavar as Mãos, enfatizando a importância da lavagem das mãos com sabão como uma forma efetiva, simples e acessível de prevenir doenças.

Uma série de eventos emocionantes será realizada para comemorar o Dia Mundial de Lavar as Mãos em 15 de outubro. Professores, pais, celebridades e autoridades governamentais estão incentivando milhões a se ensaboar para evitar doenças que ameaçam a vida, como diarreia e infecções respiratórias agudas.

No Afeganistão, 1,7 milhão de crianças em 1.700 escolas vão lavar as mãos; na Eritreia, 326.809 crianças em 1.272 escolas farão o mesmo. No Peru, o governo instituiu uma semana nacional de lavagem das mãos a partir de 10 de outubro, e eventos envolverão 3,5 milhões de estudantes em 20 mil escolas. Oito milhões de crianças no Rajastão, Índia, e mais de 1 milhão de crianças no Paquistão também participarão de eventos de lavagem das mãos. Essas e outras atividades prometem superar as celebrações de 2010, nas quais 200 milhões de pessoas em 700 mil escolas e mais de 70 países honraram o dia.

Espera-se que esses eventos espalhem esta mensagem crucial: mãos limpas salvam vidas. O UNICEF estima que a diarreia mate 1,1 milhão de crianças a cada ano, e doenças relacionadas à pneumonia tirem a vida de outros 1,2 milhão de meninos e meninas. Lavar as mãos com sabão previne doenças de uma forma mais direta e rentável do que qualquer vacina.

O simples ato de lavar as mãos com sabão em momentos críticos – como depois de usar o banheiro ou antes de preparar a comida – é uma intervenção fácil e acessível que pode cortar pela metade a incidência de diarreia entre crianças menores de 5 anos e reduzir em cerca de 25% as infecções respiratórias.

“Sabão não está em falta, mesmo em países em desenvolvimento”, disse Therese Dooley, Conselheira Sênior para Higiene e Saneamento do UNICEF. “A grande maioria dos lares pobres tem sabão em casa. O problema é que esse sabão é usado para lavar roupa ou tomar banho, mas raramente para lavar as mãos.” Dooley acrescentou que o UNICEF gostaria de garantir que a lavagem de mãos com sabão se tornasse uma norma social em todos os países.

Governos ao redor do mundo agora adotaram o Dia Mundial de Lavar as Mãos como uma celebração nacional, pretendendo que o evento seja muito mais do que um dia, e para assegurar que a lavagem das mãos com sabão seja promovida durante todo o ano. Em 2010, por exemplo, todas as escolas – 18 milhões de crianças – em Bangladesh participaram maciçamente de demonstrações de lavagem das mãos em 15 de outubro. Os eventos foram usados como plataforma para o lançamento de uma campanha nacional de higiene do governo de Bangladesh que pretende mudar a forma como o país usa o sabão e promover o seu uso na lavagem das mãos.

“Nós estamos felizes porque neste ano outros países estão seguindo o exemplo de Bangladesh”, disse Dooley. “Enquanto nós adultos estamos sempre tentando desencorajar maus hábitos entre as crianças, o bom hábito de lavar as mãos com sabão é um que queremos que cada criança desenvolva.”

Sobre o Dia Mundial de Lavar as Mãos:
O Dia Mundial de Lavar as Mãos é celebrado em 15 de outubro. A Parceria Global Público-Privada pela Lavagem de Mãos com Sabão iniciou o Dia Mundial de Lavar as Mãos em 2008. Esse dia foi endossado por governos, instituições internacionais, organizações da sociedade civil, organizações não governamentais, empresas e indivíduos em todo o mundo.
Visite www.globalhandwashingday.org

Para mais informações:
Rita Ann Wallace
Assessoria de Imprensa do UNICEF em Nova Iorque
Telefone: 212-824-6586 ou 917-213-4034

 

 
unite for children