Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

UNICEF e Governo de Estado do Acre promovem 5º Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF Município Aprovado

Manaus, 7 de outubro – Os municípios do Acre que aderiram à metodologia do Selo UNICEF Município Aprovado (Edição 2009-2012) avançam para o 5º Ciclo de Capacitação, que focará no monitoramento e análise de indicadores municipais de políticas públicas para a infância e a adolescência. Nos próximos dias 10 e 11 de outubro, representantes municipais do Acre, incluindo adolescentes, vão discutir, em Rio Branco, Planos Municipais de Ação, Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas para a Infância.

Foram convidados os articuladores municipais do Selo, presidentes do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e dois adolescentes (um menino e uma menina) de cada município que continua participando do Selo UNICEF. Para os adolescentes, haverá uma Roda de Conversa sobre a participação deles na Comissão Pró-Selo, que tem por objetivo apoiar a mobilização social local em torno de políticas públicas voltadas para a criança.

As capacitações também são momentos importantes de troca de experiências, desafios e soluções que permitem o município fazer a diferença nas políticas públicas locais. Temas de participação social também serão abordados a fim de fortalecer a garantia dos direitos de crianças de adolescentes. Os participantes conhecerão ainda um sistema de monitoramento e avaliação de indicadores sociais, que será oferecido, gratuitamente, para todos os municípios.

O sistema de monitoramento inclui um banco de dados on-line, um plantão de atendimento às equipes técnicas, além de uma ferramenta de educação a distância. “É uma inovação para contribuirmos de forma mais efetiva com o desenvolvimento local”, explica Raimundo Palhano, coordenador técnico do projeto.

A capacitação é promovida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com apoio do Comitê Gestor Estadual da Agenda Criança Amazônia e do Governo do Estado do Acre (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social). O evento será realizado na segunda e terça-feira da próxima semana (10 e 11/10), a partir das 8h, no auditório do Hotel Loureiro, Rio Branco.

“O Estado do Acre avança a passos largos na efetivação de políticas públicas objetivando cuidados para a infância e a adolescência, tendo o Selo UNICEF Município Aprovado como um dos mais importantes instrumentos que contribuem para o alcance dos bons resultados do Estado”, comenta o secretário de Estado de Desenvolvimento Social do Acre, Antonio Torres.

“O Selo UNICEF Município Aprovado é uma metodologia de apoio às políticas públicas locais voltadas para a infância e a adolescência, entendendo que o município pode melhorar de forma concreta a vida de cada menino e menina”, destaca a coordenadora do Escritório do UNICEF em Manaus, Eliana Almeida.

Iniciado em 2009, o Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012 envolve mais de 1.800 municípios em 19 Estados da Amazônia Legal Brasileira e do Semiárido. Em 2012, os municípios que mais se destacarem nesse esforço receberão o reconhecimento internacional do UNICEF.

Agenda
O quê: 5º Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF Município Aprovado
Quando: 10/10 (8h às 17h) e 11/10 (8h às 12h)
Onde: Auditório do Hotel Loureiro – Rua Marechal Deodoro, 304, Centro, Rio Branco

Confira também abaixo os locais e datas do 5º Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF Município Aprovado nos demais Estados da Amazônia Legal brasileira

Acre
Rio Branco – 10 e 11 de outubro

Amapá
Macapá – 23 e 24 de novembro

Amazonas
Manaus – 10 e 11 de novembro

Maranhão
Grajaú – 29 e 30 de setembro
Pinheiro – 5 e 6 de outubro
Pedreiras – 26 e 27 de outubro
São Luís – 9 e 10 de novembro

Mato Grosso
Várzea Grande – 16 e 17 de novembro

Pará
Castanhal – 28 e 29 de setembro
Santarém – 17 e 18 de outubro
Parauapebas – 25 e 26 de outubro
Ananindeua – 3 e 4 de novembro

Rondônia
Porto Velho – 13 e 14 de outubro

Roraima
Boa Vista – 17 e 18 de novembro

Tocantins
Palmas – 8 e 9 de novembro

Mais informações:
Daniela Silva
Consultora em Comunicação para o UNICEF em Manaus
Telefone: (92) 3632 1829, 3642 8016, 9261 0856
E-mail: dsilva@unicef.org

 

 
unite for children