Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Equidade e Inclusão: Representante do UNICEF faz palestra no Congresso Internacional de Educação

Brasília, 16 de setembro – Levando como palavra de ordem a universalização do direito de aprender para cada criança e cada adolescente, a representante do UNICEF no Brasil, Marie-Pierre Poirier, foi a palestrante da sessão Equidade e Inclusão como parte do Congresso Internacional Educação: uma Agenda Urgente, organizado pelo Todos Pela Educação em parceria com importantes instituições nacionais e internacionais. A mesa foi realizada, na quinta-feira, 16/9, em Brasília, o auditório do Conselho Nacional de Educação em Brasília.

Marie-Pierre abordou, entre outras questões, os principais fatores que, na visão do UNICEF, geram as iniquidades na garantia do direito de aprender no Brasil, são eles: o local onde a criança mora, sua origem étnico-racial, sua idade, e sua condição pessoal, especificamente, no caso das crianças com deficiência. “Essas dimensões da iniquidade precisam de respostas específicas nas políticas públicas, mas como elas também se acumulam, para dar uma resposta positiva para as desigualdades na educação, é preciso se ter uma abordagem intersetorial das políticas públicas”, ressaltou. 

A representante do UNICEF defendeu a necessidade de se ter dados desagregados, que possam evidenciar quem são as crianças que estão fora da escola e por quais motivos; e também de uma abordagem sistêmica do ciclo de vida da criança, ou seja, “direitos negados hoje, têm um forte impacto no desenvolvimento futuro”.

Leia aqui a versão integral da palestra.

A Coordenadora do Programa Aprender do UNICEF no Brasil, Maria de Salete Silva, que foi uma das debatedoras da sessão, ressaltou a necessidade de se conhecer essas iniquidades para avançar na garantia dos direitos relacionados à educação.  “Não há possibilidade de se universalizar direitos sem equidade”, defendeu.

A sessão, construída em parceria entre o UNICEF e Todos Pela Educação, contou também com a participação de diversos especialistas em educação do governo, da sociedade civil e pesquisadores.

Uma Agenda Urgente - O Congresso Internacional aconteceu de 13 a 16 de setembro, em Brasília, e contou com diferentes sessões sobre temas relacionados aos desafios e avanço da educação no País, principalmente em relação à aprendizagem na educação básica.

O objetivo desse encontro foi reunir líderes das áreas educacional, acadêmica, de gestão e política para promover um debate de alto nível técnico e político e elaborar de um documento com as principais convergências e reflexões sobre cada um dos temas. Esse documento será amplamente divulgado e entregue à Presidência da República e ao Ministério da Educação.

 

 
unite for children