Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

UNICEF lança Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê em São Luís

Mais do que uma publicação, o guia será instrumento de capacitação de agentes multiplicadores, que levarão as informações para mães, gestantes e suas famílias

São Luís, 26 de agosto – O UNICEF, em parceria com a BEMFAM-MA, realiza o lançamento estadual do Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê, na próxima terça-feira, dia 30 de agosto, 8h às 10h, no Grand Hotel São Luís, na capital maranhense. Realizada em parceria pelo Ministério da Saúde e o UNICEF, a publicação visa fortalecer a capacidade de mães, gestantes e famílias de exigir seus direitos.

O guia faz parte das ações da Rede Cegonha, programa do governo federal, e do Programa Selo UNICEF Município Aprovado nos municípios da Amazônia Legal, do Semiárido brasileiro e nas comunidades populares do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Mais do que uma publicação, o guia será instrumento de capacitação de agentes multiplicadores, que levarão as informações para as comunidades. 

No Maranhão, representantes de 115 municípios participantes do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012 estão sendo convidados a participar de oficinas regionais de mobilização, com duração de oito horas. A primeira delas acontece em São Luís no próprio dia 30 de agosto. Em seguida, haverá encontros em Imperatriz (1/9), Zé Doca (13/9) e Caxias (15/9). Em cada município que sediará as oficinas, representantes da sociedade civil, dos movimentos de mulheres, parteiras, doulas, conselheiros e militantes dos direitos da infância também estão sendo convidados a participar.

“O objetivo é que os participantes promovam essa discussão em suas comunidades e assim mais mulheres conheçam e possam exigir seus direitos, garantindo que os direitos assegurados em lei e transformados em políticas públicas sejam cumpridos”, comenta Eliana Almeida, coordenadora do escritório do UNICEF no Maranhão. “Para o avanço da qualidade dos serviços, é essencial e muito saudável o fortalecimento do controle social”, completa Graça Lima, coordenadora da BEMFAM-MA.

Ilustrado pelo cartunista Ziraldo, o Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê apresenta de forma simples e direta informações essenciais sobre o direito ao pré-natal de qualidade, ao parto humanizado e à assistência ao recém-nascido e à mãe, além de informações sobre a legislação vigente e os locais onde buscar apoio. A publicação, realizada com a Editora Globo, conta com o apoio da RGE, empresa do grupo CPFL Energia.

Lançamento estadual do Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê
Data: 30 de agosto de 2011 (terça-feira),
Horário: 8h às 10h
Local: Auditório Grand Hotel São Luís – Pça Dom Pedro II, 299 - Centro, São Luís (MA).

Mais informações:
Escritório do UNICEF em São Luís
Telefone: (98) 4009 5700
E-mail: saoluis@unicef.org

 

 

 

 

Biblioteca


unite for children