Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

I Semana do Bebê Carioca: mobilização pela primeira infância

Prefeitura realizará diversas ações na cidade pela promoção dos direitos de crianças de até 6 anos

Evento de encerramento no Aterro do Flamengo prevê ato simbólico com mais de 2 mil mães amamentando

Brasília, 22 de agosto – Será realizada de 22 a 28 de agosto na cidade do Rio de Janeiro a I Semana do Bebê Carioca, uma mobilização pela garantia dos direitos na primeira infância. O evento tem como objetivo chamar a atenção da sociedade carioca para a necessidade de garantir o desenvolvimento integral de crianças de até 6 anos.

Neste ano, o tema da iniciativa será "Rio, a cidade que amamenta". Além de promover o aleitamento materno, os eventos abordarão temas como a importância do papel do pai no desenvolvimento da criança.

Como parte da iniciativa, serão realizadas ações de comunicação em locais públicos como estações do Metrô, fóruns e atividades educacionais de saúde e eventos culturais. A Semana será encerrada com uma celebração aberta ao público no dia 28, no Aterro do Flamengo (ver programação abaixo).

A I Semana do Bebê Carioca é uma iniciativa da Prefeitura do Rio em parceria com o UNICEF e o Conselho Regional de Fonoaudiologia do Rio (Crefono1) e conta como o apoio da Pampers. A atriz Betty Gofman também apoia a campanha e protagoniza o vídeo de divulgação do evento. A divulgação do spot de rádio conta com o apoio da ABERT.

Programação – A Semana do Bebê Carioca será iniciada no dia 22 com a divulgação das redes Rio de Bancos de Leite Humano (BLH) e de Postos de Recebimento de Leite Humano, na estação de Metrô da Carioca, das 9h às 17h. A ação acontecerá durante a abertura da mostra “Amamentação & Vida”, que apresentará a história da amamentação em painéis e ficará na estação de 22 a 28 de agosto. Profissionais de saúde explicarão a importância da doação do leite materno e da doação de potes de vidro com tampa de plástico, que poderão ser entregues no local para os BLHs.

Durante a semana, também acontecerão atividades de educação na área de saúde na rede das secretarias municipais de Saúde e Defesa Civil e de Educação, com a participação de agentes comunitários de saúde, jovens promotores da saúde, bolsistas do programa Dente Escola e universitários.

No dia 23, será realizado um seminário no Teatro Noel Rosa, na Uerj, das 8h30 às 17h. No evento, serão promovidos debates sobre temas ligados à primeira infância e apresentados trabalhos científicos e experiências bem-sucedidas na promoção, proteção e apoio às gestantes, às mães e aos bebês. Também será realizada a Mostra de Fotografias sobre Amamentação e Paternidade.

No dia 26, o Hospital Maternidade Oswaldo Nazareth promoverá o Fórum Científico da Rede Rio de Banco de Leite Humano. Na mesma unidade, será organizada uma cerimônia de entrega do selo de reavaliação da Iniciativa Hospital Amigo da Criança no auditório do hospital, das 8h30 às 13h.

A Semana do Bebê será encerrada no dia 28 com uma grande celebração na Cidade das Crianças, no Aterro do Flamengo, das 9h às 14h . No local, será realizada uma Feira de Saúde, com estandes relacionados a temas como saúde da mulher, do homem e do idoso, nutrição, paternidade, tabagismo, saúde bucal, asma, fonoaudiologia e práticas integrativas e complementares. As crianças poderão brincar e participar de atividades em um local especialmente criado para eles, o Espaço Brincar. Também acontecerão shows e atividades culturais, como teatro e apresentações de corais.

No encerramento, a expectativa da Prefeitura é mobilizar mais de 2 mil mães para que elas amamentem seus bebês na Cidade das Crianças, no Aterro do Flamengo. A ideia é valorizar o ato da amamentação e sensibilizar mães e suas famílias sobre o tema.

Mobilização municipal – A Semana do Bebê é uma iniciativa que está mobilizando municípios em todo o País pela garantia da sobrevivência e do desenvolvimento de criança em seus primeiros anos de vida. Essa ação apoiada pelo UNICEF pretende contribuir para a garantia do direito de cada bebê a sobreviver e se desenvolver, aprender, brincar, conviver com sua família e comunidade, crescer sem violência e ser protegido do HIV/aids e de outras doenças.

A proposta da Semana do Bebê é reunir esforços de governos e da sociedade em torno da garantia dos direitos das gestantes, mães e seus filhos. Em cada município, são realizadas parcerias para a realização de diferentes atividades: oficinas, cursos, palestras e atividades artísticas e culturais. A data da ação também fica a critério de cada município, mas a ideia é que ela se repita a cada ano.

A iniciativa é realizada anualmente há 12 anos no município de Canela (RS) e já vinha sendo adotada por outros municípios do Rio Grande do Sul, além de cidades em Portugal, na Argentina e no Uruguai. No ano passado, com o apoio do UNICEF, a experiência foi sistematizada e apresentada na publicação “Como realizar a Semana do Bebê em seu município”. A partir dessa metodologia, a Semana do Bebê também passou a ser divulgada para outras regiões do País.

Conheça as principais atividades da programação
De 22 a 26 de agosto
Atividades de educação em saúde na rede da SMSDC e da SME, com participação dos profissionais de saúde, de agentes comunitários da saúde, dos Jovens Promotores da Saúde do RAP da Saúde, dos bolsistas do Dente Escola e universitários

22 de agosto
Divulgação do início da Semana e Evento na Estação do Metrô da Carioca desenvolvido pela Rede Rio de Bancos de Leite Humano, das 8h às 18h, com exposição da Mostra "Amamentação & Vida"

23 de agosto
Seminário “Bebê Carioca”, no Teatro Noel Rosa - UERJ, das 8h30 às 16h30

26 de agosto
Fórum Científico da Rede Rio de Bancos de Leite Humano, no Auditório do Hospital Maternidade Oswaldo Nazareth (Praça VX), das 8h30 às 13h.

28 de agosto
Dia de Mobilização Popular em Prol da Primeira Infância no Parque Cidade das Crianças, no Aterro do Flamengo.
Veja a programação completa em www.rio.rj.gov.br/web/smsdc.

Mais informações
Estela Caparelli
Telefone: (61) 3035 1963
E-mail: mecaparelli@unicef.org

 

 

 

 

Biblioteca


unite for children