Imprensa

Notícias

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias sobre o Haiti

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Concurso Adobe Youth Voices Aspire Awards UNICEF Challenge

Concurso infanto-juvenil de vídeos de um minuto

Materiais para radialistas

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

Discursos do Representante do UNICEF no Brasil

Artigos

Outros discursos

Expresso 227

Contatos

 

Mensagem do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, por ocasião do Dia Internacional dos Povos Indígenas

Nova Iorque, 9 de agosto – Por ocasião do Dia Internacional dos Povos Indígenas, reafirmamos os direitos dos povos indígenas e nosso compromisso comum de promover os valores da igualdade, justiça e dignidade para todos. Os povos indígenas representam uma enorme variedade de pessoas: cinco mil grupos diferentes em 90 países. Eles representam mais de 5% da população mundial, cerca de 370 milhões de pessoas, e são, em seu conjunto, guardiões de um patrimônio cultural inestimável que, em muitos lugares, está desaparecendo rapidamente.

Vemos sua criatividade e inovações nas artes, na literatura e nas ciências. O tema de celebração deste ano destaca essas contribuições: “Desenhos indígenas: celebrando nossas histórias e culturas, criando nosso próprio futuro”.

Os povos indígenas enfrentam muitos desafios para preservar sua identidade, tradições e costumes e, às vezes, suas contribuições culturais são exploradas e comercializadas com pouco ou nenhum reconhecimento. Precisamos trabalhar com mais afinco para reconhecer e fortalecer seu direito de controlar sua propriedade intelectual e ajudá-los a proteger, desenvolver e obter uma compensação justa por seu patrimônio cultural e conhecimentos tradicionais, os quais, em última análise, beneficiam a todos nós.

Gostaria de incentivar os Estados Membros para que adotem medidas concretas no sentido de abordar os desafios enfrentados pelos povos indígenas, como os desafios da marginalização, da pobreza extrema e da perda de terras, recursos e territórios. Os países devem também assumir o compromisso de pôr fim aos graves abusos de direitos humanos que povos indígenas sofrem em muitas partes do mundo.

Enquanto aguardamos ansiosamente a realização da Conferência Mundial sobre Povos indígenas em 2014, insisto para que todos os Estados Membros colaborem plenamente com os povos indígenas no sentido de identificar ideias práticas e propostas de ação nesse importante evento.

Celebremos e reconheçamos, juntos, as histórias, culturas e identidades singulares dos povos indígenas do mundo. Ao mesmo tempo, trabalhemos para fortalecer seus direitos e apoiar suas aspirações.

Página oficial da ONU para o Dia Internacional dos Povos Indígenas: http://www.un.org/es/events/indigenousday/

 

 
unite for children